BAHIA VAI SEDIAR O I CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ORGÂNICO ENTRE OS DIAS 27 A 31 DE JULHO

O I Congresso Nordestino de Produção Orgânica acontecerá em Salvador entre 27 e 31 de julho de 2020. O objetivo é contribuir para formular, discutir e refletir acerca de questões técnico-científicos, culturais, sociais, econômicas e ambientais relacionadas a formação e gestão de conhecimentos em produção orgânica, que cooperem para a inserção deste tema na pesquisa, no ensino, na formação e extensão, visando construir e consolidar o setor da produção orgânica no Nordeste.

Na programação do Congresso estão previstas conferências, simpósios, sessões temáticas, apresentações orais, pôsteres, submissão de trabalhos técnicos, minicursos técnicos, relatos de casos de sucesso, teias de aprendizagem, estandes para rodada de negócios, feira de alimentos orgânicos, visitas técnicas e momentos culturais. 

O mercado brasileiro de orgânicos faturou em 2018 R$ 4 bilhões, resultado 20% maior do que o registrado em 2017, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor (MAPA, 2019).

O Brasil é apontado na pesquisa como líder do mercado de orgânicos da América Latina. Contudo, quando se leva em consideração a extensão de terra destinada à agricultura orgânica, o país fica em terceiro lugar na região, depois da Argentina e do Uruguai, e em 12º no mundo (MAPA, 2019).

A escolha dos brasileiros pelos orgânicos é justificada com mais força pela questão da saúde (84%), e o percentual de consumo de produtos orgânicos no Brasil passou de 15% para 19%, nas pesquisas realizadas em 2017 e 2019 pela Organis.

De acordo com o estudo, o principal motivo para consumir orgânicos é a saúde para 84% dos entrevistados (ORGANIS, 2019).
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário