AVANÇAM DEBATES PARA CANDIDATURA DA CHAPADA DO ARARIPE COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Com a finalidade de encaminhar as ações relacionadas ao processo de inscrição da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, foi realizada reunião na Universidade Regional do Cariri (URCA) com técnicos e a administração da Instituição, além das entidades envolvidas, como a Fundação Casa Grande, possibilitando os primeiros avanços nas ações de trabalho. A reunião aconteceu com presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ Lima Júnior, e do Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber Oliveira.

O debate em torno da candidatura da Chapada do Araripe vem ganhando força, com o trabalho dos pesquisadores, envolvendo uma comissão de técnicos, incluindo a inserção da coordenação de Cultura do Geopark Araripe, através do Professor Patrício Melo, e da Pró-Reitoria de Extensão da URCA, por meio da Professora Sandra Nancy.

A candidatura da Chapada do Araripe para tornar-se Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), acontece em virtudeimages/stories/urca patrimnio da humanidade1.jpg da riqueza natural, arqueológica, paleontológica e cultural da região. Esse processo é um projeto realizado por várias instituições, que tem à frente a Fundação Casa Grande, a Universidade de Coimbra, o Geopark Araripe e a URCA.

Para a candidatura será necessário construir um dossiê para apresentar a UNESCO, este documento deve ser elaborado por uma instituição de nível superior. Assim, a URCA irá desempenhar essa função juntamente com o grupo coordenador, além de realizar seleção de bolsistas para ajudar no levantamento de dados.

O coordenador Patrício Melo afirmou que o Geopark Araripe irá atuar na realização do dossiê junto com o a equipe coordenadora. “O setor de cultura será o braço operacional do Geopark Araripe, a equipe do setor irá contribuir junto a comissão que estará realizando o estudo e a reunião dos documentos preliminares, sendo que a partir de janeiro pode haver uma ampliação desse grupo de trabalho”, disse.

A equipe será coordenada pelas diretrizes metodológicas da coordenadora do Centro de Arqueologia e Artes do Patrimônio da Universidade de Coimbra, professora Dra. Maria da Conceição Lopes, com a participação de instituições públicas, particulares de pesquisas acadêmicas e ONGs de cidades de três estados que compreende a bacia sedimentar do Araripe: Ceará, Piauí e Pernambuco. (Fonte: Ascom/Urca)
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário