Exu e a falta de apoio e recursos públicos ao evento mais importante do Forró no Mundo

Um desabafo Gonzagueano! Em mais um ano tivemos a honra de celebrar em Exú - PE o aniversário do maior mito da cultura popular nordestina, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

O ato de celebrar mais uma Festa do Gonzagão muito nos orgulha, porém pelo terceiro ano custeamos 100% das despesas do próprio bolso. Isso mesmo, ônibus, combustível, 23 profissionais, material técnico, iluminação, painel de led, pirotecnia, etc. 

Fazemos isso em respeito ao nosso maior ídolo, Luiz Gonzaga, e aos milhares de gonzagueanos que estão todos os anos na festa. 

Gente das mais diversas partes do planeta vem prestigiar o evento e celebrar o aniversário do nosso mito nordestino. Meu desabafo e tristeza se dão em duas vertentes: 

Primeiro, a falta de apoio e recursos públicos ao evento mais importante do Forró no Mundo. Na Festa não celebramos apenas o aniversário de Gonzaga, mas também o Dia Nacional do Forró. Alô gestores, vamos dar uma atenção em 2019!

Segundo, aos artistas da cultura popular, em especial aos do segmento FORRÓ. Através da arte, obra e legado de Luiz Gonzaga, todos forrozeiros trabalham o ano inteiro. Muito me entristece ver tanta gente usando um discurso de seguidor e defensor da obra e do legado de Luiz Gonzaga, no Brasil e no Mundo, mas que na prática não lembram de reservar 01 dia do ano para celebração de nossa cultura Gonzagueana.

Temos 365 dias do ano para ganhar dinheiro com nosso trabalho, mas deixo meu desabafo com o intuito de tocar o coração dos colegas artistas do segmento, para 2019. Mesmo que não venha com sua banda, venha você artista, sua presença aumenta cada vez mais o público e a renda em prol do Parque.

O Parque Aza Branca vive totalmente de doações. A área necessita de limpeza diária e manutenção constante. Temos lá o mausoléu do nosso Rei do Baião, além do Museu com todos prêmios e homenagens, palcos para shows, a casa onde residiu com toda sua história, e a pousada para receber turistas. A casa museu está com o primeiro andar interditado por riscos de desabar. Todo esse patrimônio e história de Gonzaga estão sofrendo com a falta de recursos.

O que me deixa feliz é ver os milhares e milhões de seguidores do nosso Rei do Baião se manifestando positivamente, bem como alguns amigos e irmãos forrozeiros que todos anos estão lá, a exemplo de Flávio Baião, Targino Gondim, Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga, Jorge de Altinho, Fábio Carneirinho, Waldonys, dentre outros maravilhosos artistas que contribuem voluntariamente com a festa todos os anos, como faz a Fulô de Mandacaru nos últimos 03 anos.

O texto ficou longo, porém necessário para refletir sobre a importância de sair do discurso e ir à prática do verdadeiro sentido do legado de Gonzagão. Um dos artistas populares que mais apadrinhou e ajudou diversos artistas, pessoas e comunidades onde passou ao longo da sua vida.
Viva Gonzagão!!!

Viva o Forró!!!

Armandinho do Acordeon
(Banda Fulô de Mandacaru)
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário