Coleção Terras de Quilombos lança mais 12 livretos, destaque para histórico de ocupações e atividades produtivas

Com a proposta de utilizar uma linguagem acessível para divulgar as narrativas de comunidades quilombolas, a coleção Terra de Quilombos ganha mais 12 livretos. A coletânea é resultado de parceria entre o Incra, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nesta edição tem destaque a região Nordeste, com relatos de comunidades do Maranhão, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Ceará, além do Espírito Santo e Tocantins. 

O texto das publicações tem como base os relatórios antropológicos elaborados por técnicos do Incra durante a construção do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), a primeira etapa do processo de regularização fundiária de territórios quilombolas realizado pela autarquia.

Os laudos antropológicos incluem informações como histórico de ocupação, caracterização do território, principais conflitos em questão, atividades produtivas essenciais e potenciais, modos de ser e viver do grupo, saberes e fazeres da comunidade, e principais desafios enfrentados pela população.

A compilação é destinada às próprias comunidades, bem como à sociedade civil e aos gestores públicos municipais, estaduais e federais, além de pesquisadores ligados à temática quilombola que encontram no material um ponto de partida para a compreensão da formação, permanência e afirmação dos quilombos no Brasil.

Cada livreto recebe 500 impressões, sendo que 300 são compartilhadas com a comunidade – para uso nas escolas e como apresentação junto a órgãos e entidades – e o restante é distribuído entre Incra, Sead, Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e demais parceiros. As publicações também estão disponíveis para acesso via internet no portal da autarquia em www.incra.gov.br/memoria_quilombola.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
Telefone: (61) 3411-7404
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário