RUBENIO MARCELO: PARCERIAS NA POÉTICA MUSICAL

Recebi ontem das mãos do poeta cantador Aldy Carvalho, um trabalho do poeta, músico e compositor Rubenio Marcelo. O CD é fruto de parcerias firmadas com colegas sul-mato-grossenses. O CD tem o título de "Parcerias na Poética Musical".

Poeta escritor e advogado, membro e atual secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Rubenio veio de Fortaleza/Ceará, onde, na adolescência, estudou violão (no Conservatório Alberto Nepomuceno). Músico/compositor, é autor de mais de 300 composições autorais. Já publicou 11 livros e lançou dois CDs musicais, apresentando agora o 3º CD (“Parcerias – Na Poética Musical de Rubenio Marcelo”). 

Além de parceiros que estão no CD e convidados e se constitui em um trabalho inédito, pela representatividade que Rubenio Marcelo viabilizou com seus amigos e parceiros musicais. A música que abre o CD, que contém 22 canções, tem a voz brejeira da cantora mineira Joice Moreno, em composição com o músico e violonista Raimundo Edmario Guimarães Galvão e foi apresentada ao público em videoclipe pelo YouTube.

Outros compositores e intérpretes de várias vertentes da música de Mato Grosso do Sul, como Gilson Espíndola, Zé Du, Attila Gomes, Castelo, Beget de Souza, Paulinho Manassés e o próprio Galvão abrilhantam o CD com suas interpretações de poemas de Rubenio e outros poetas, como Raquel Naveira, Angelo Arruda e Dario Pires, musicados pelo autor e seu parceiro musical Galvão.

Rubenio e seus parceiros prestam no CD duas homenagens a grandes personalidades da literatura brasileira, uma de cunho nacional, a goiana Cora Coralina e outra, regional, ao escritor que teve sua obra marcada pelo trabalho nos ervais de Mato Grosso do Sul, Hélio Serejo.

Rubenio é Defensor da arte eclética, desde cedo celebrou a poesia em consonância com a arte musical, tendo participado de significativos festivais e eventos. É intérprete pertencente à ala de compositores da GRES ‘Os Catedráticos do Samba’.

Detentor de várias premiações culturais, é um dos vencedores do tradicional concurso ‘Noite Nacional da Poesia’. Com experiências em participações a convite de feiras literárias e bienais, integrou – como convidado – a Bienal Internacional de Poesia, e também participou de outros eventos do gênero, como a Feira Literária Internacional de Tocantins (FLIT), a FLIB (Feira Literária de Bonito/MS) e, recentemente, a Feira do Livro de Brasília. 

Rubenio Marcelo é também revisor, palestrante. Seu nome/biografia e a sua obra constam num capítulo do livro “Vozes da Literatura” (FCMS). Escreve para o ‘Suplemento Cultural’ do Jornal ‘Correio do Estado’ e é colunista da Revista Destaque. Reside em Campo Grande/Mato Grosso do Sul.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário