AMIGOS DE LUIZ GONZAGA PLANTARÃO UMBUZEIRO NAS FESTIVIDADES DOS 105 ANOS DO REI DO BAIÃO

No próximo sábado (16), em Exu, Pernambuco, durante as comemorações dos 105 anos de Luiz Gonzaga o Grupo de Amigos do Rei do Baião, vão realizar o plantio de árvores de Umbuzeiro. O objetivo dos gonzagueanos é estimular o plantio de árvores para tornar o meio ambiente mais sustentável

O projeto foi denominado “Amigos de Luiz Gonzaga plante 113 Árvores”. O nome do projeto foi idealizado porque todos do grupo são admiradores da obra e vida de Luiz Gonzaga. “Luiz Gonzaga cantou muito a natureza e ainda nos anos 80 já defendia a ecologia e o meio ambiente e nosso grupo não compreende como mesmo com tanto calor em nossa região, ainda cortam as poucas árvores que tem”, disse o empresário Italo Lino, ressaltando que o projeto contou desde o primeiro momento com o apoio das Lojas Neto Tintas.

"Estamos hoje realizando o desejo do meu pai, Neto Tintas, que partiu no último dia 15 de outubro e era um dos mais entusiasmados para este projeto ser realizado em Exu", declarou Italo.

Para o professor e biólogo Júlio Cesar silva, a iniciativa é importante para o meio ambiente.

Luiz Gonzaga, numa composição de João Silva homenageou o pé de Umbu. No cenário de vegetação quase sem vida, sem comida, o umbuzeiro exibe fartura. O umbuzeiro é a única árvore verde no meio da caatinga.  O segredo está embaixo da terra. As raízes têm batatas que funcionam como uma caixa d'água.

As pesquisas calculam que um umbuzeiro grande chega a acumular 1.500 litros de água. É por isso que ele atravessa todo o período de seca verde e dando frutos. Fonte de vitamina C e até de inspiração para os poetas nordestinos.

Mas até o umbuzeiro está sofrendo com a seca extrema. Segundo um estudo da Embrapa, em algumas regiões do Nordeste, como no sertão pernambucano, de cada quatro umbuzeiros, apenas um consegue sobreviver.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário