VARZEA ALEGRE, CEARÁ: A TERRA DE JOSÉ CLEMENTINO, FRANZÉ SOUSA, JURANI E PROFESSOR CÍCERO

Varzea Alegre, Ceará, completa nesta terça-feira, 10 de outubro, 147 anos de Emancipação Política. Isto faz lembrar o saudoso José Clementino, o Parceiro de composição de Luiz Gonzaga. Zé Clementino teve a vida biografada pelo jornalista e escritor cearense Jurani Clementino. O compositor José Clementino do Nascimento conheceu o Rei do Baião na cidade do Crato, no estado do Ceará, na década de 1960. 

Varzea Alegre é a terra também de três grandes amigos e irmãos: do radialista Franzé Sousa, professor Cicero Antonio e Jurani Clementino. Franzé atualmente trabalha no sistema Som Zoom Sat de rádio e na Tv Verde Vale. Cícero um dos melhores agrônomos desse Brasil. e Jurani professor lá em Campina Grande-Paraíba. Todos comprometidos com a função social.

“Zé Clementino, o ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei” é o livro escrito pelo meu amigo jornalista Jurani Clementino. Jurani conta que escreveu o livro ao perceber a a participação importante de Zé Clementino na história do Rei do Baião. Até hoje, o parceiro de trabalho de Luiz Gonzaga não foi citado nas biografias e nem nas histórias contadas sobre o sanfoneiro, cantor e compositor.

“O objetivo do livro é evidenciar o compositor nas biografias de Luiz Gonzaga, por exemplo, Humberto Teixeira e Zé Dantas são citados, mas Zé Clementino não é, inclusive nas biografias de Exu”, explica o escritor. 

Na época em que conheceu Luiz Gonzaga, o compositor José Clementino ofereceu algumas composições que tinha feito, mas Gonzaga não se animou em firmar parceria com o artista cearense. Tempos depois, o cantor pediu ao compositor que fizesse uma música falando sobre os integrantes das bandas que estavam na mídia na década de 1960 e o que eles tinham em comum. Os Beatles, da Inglaterra, e a Jovem Guarda, movimento musical brasileiro, inspiraram o compositor.

Os cabelos sempre longos dos artistas dessas bandas levaram Zé Clementino a compor a música ‘Xote dos cabeludos’, que foi uma espécie de protesto de Gonzagão, que tinha sido deixado de lado naquele momento. A música faz os holofotes se voltarem para o Rei do Baião novamente.

“Depois que grava o Xote em 1967, Gonzaga volta assustadoramente a tocar nas rádios, no verão de 1968 foi a música mais tocada em todas as rádios do Brasil e traz Gonzaga de volta ao cenário midiático; foi um novo momento na vida dele”, ressalta Jurani. 

Em seguida, uma parceria é formada entre Luiz Gonzaga e Zé Clementino e o cantor grava várias músicas do compositor como ‘O jumento é nosso irmão’, ‘Apologia ao jumento’, ‘Sou do banco’ e ‘Capim Novo’, canção utilizada na abertura da novela da Rede Globo Saramandaia na primeira versão.

Jurani conta que Zé Clementino é seu parente distante, era primo da sua avô e que não encontrou dificuldades para produzir a obra. “Não tive dificuldades porque havia a necessidade de reparar o não aparecimento de Zé Clementino na vida de Gonzaga e também mostrar sua importância. A família dele me deu todo o apoio na produção da obra”, afirma o escritor.

O livro já merece uma 2º Edição...tenho dito...
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário