FILME DOCUMENTÁRIO OS GONZAGUEANOS É DESTAQUE NO BRASIL

Gonzaguianos - um grupo de amigos que se reúne todos os anos e troca materiais, divide experiências e fala sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. 

Trata-se de um registro do Encontro dos Gonzaguianos em Caruaru, que aconteceu em novembro de 2014, no Espaço Cultural Asa Branca do Agreste, situado no bairro Villa Kennedy. Assim como explica o professor orientador do documentário, Jurani Clementino, a ideia surgiu durante as atividades de uma das disciplinas que ele ministra na instituição. "Todos os anos, os nossos alunos são convidados a elaborar um trabalho semelhante, onde eles têm a oportunidade de produzir, desenvolver e editar o material, contribuindo para o desenvolvimento crítico sobre a prática profissional", observa.

Convidado a participar do encontro, Jurani Clementino afirma ter enxergado uma oportunidade de registrar o trabalho que é desenvolvido pelos Gonzaguianos, através das câmeras e da criatividade dos futuros jornalistas. "Estavam presentes pessoas como o professor Luiz Ferreira, que nos recebeu em sua casa com muito entusiasmo", complementa o professor.

Esta primeira versão do documentário está sendo lançada com 28 minutos de duração, e, além dos depoimentos de Jurani Clementino e Luiz Ferreira, carinhosamente chamado pelo grupo de ‘‘Ferreirinha'', também inclui os de outros sete Gonzaguianos: o compositor Alexandre Valença (PE), o músico Gilvan Santos (PE), o cantor e compositor Israel Filho (PE), o colecionador Antiógenes Viana (PE), o escritor Kydelmir Dantas (RN), o radialista e jornalista Ney Vital (PB) e o pesquisador Paulo Corrêa (SE).

Ao menos dez alunos do 6º período do curso participaram do processo de gravação. Os demais contribuíram com a edição.

Para o professor, o movimento que está sendo registrado pelo documentário pode ser comparado ao dos "beatlemaníanos" - os fãs do The Beatles. "As pessoas que fazem da banda britânica uma filosofia de vida. No caso dos Gonzaguianos, também trata-se de pessoas extremamente antenadas com a obra de Gonzaga e com o legado dele. É um grupo, inclusive, muito articulado", observa.

Entre eles, o cantor e compositor Israel Filho que, com muita precisão, lembra a primeira vez em que esteve com o Rei do Baião. "Foi no dia 29 de janeiro de 1979, durante a realização de um show em homenagem a ele, em Caruaru. Nos encontramos neste dia e iniciamos os primeiros contatos. Voltamos a nos encontrar algum tempo depois, em Santa Bárbara d'Oeste (SP), e dias depois estive na casa dele, no Rio de Janeiro. No dia 13 de julho de 1985, durante um show que Gonzagão estava fazendo no Forrozão, em Caruaru, ele me chamou para o palco, para me apresentar, e cantamos juntos por quase 40 minutos. Surgiu, então, uma amizade, que teve continuidade com muitas idas e vindas para Exu", detalha Israel Filho.

O cantor revela que, por sugestão da então companheira de Gonzagão, Maria Edelzuita Rabelo, os dois iriam gravar uma música. Por ironia do destino, em agosto do mesmo ano (1989), Luiz Gonzaga morreu.

Este ano o evento acontecerá no dia 11 de novembro e terá caráter nacional.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário