120 ANOS DE CULTURA, ARTES E HISTÓRIA EM CANUDOS, BAHIA

Em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos, Bahia, acontece o 1º Festival de Cultura, Artes e História do município. 

Em um cenário tomado pela fome, seca, violência, desemprego, falta de políticas públicas e apoio político, ocorreu o conflito chamado Guerra dos Canudos de novembro de 1896 a 5 de outubro de 1897, um confronto entre a população de fundo sócio-religioso e o Exército da República. Essa guerra aconteceu na comunidade de Canudos e pode-se dizer que aconteceu por causa de vários fatores, como as graves crises econômicas e sociais em que se encontrava a região naquela época, as secas cíclicas, o desemprego e também uma onda de crença na salvação milagrosa dos cidadãos daqueles arredores. 

O beato Antônio Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Nas três primeiras tentativas das tropas governistas em combater o arraial de Canudos nenhuma foi bem sucedida. Porém, na quarta tentativa, as tropas federais massacraram os habitantes do arraial de Canudos de forma brutal. Crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

 A Guerra de Canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário