Quarta-Feira de Cinzas: Bacalhau do Batata homenageia Reginaldo Rossi

“Tudo o que é bom dura pouco”. Este simples dito popular se encaixa perfeitamente no contexto pós-carnavalesco. Quando a terça-feira passa, o folião já fica com saudades da festa. Mas a proximidade do fim não significa que a animação diminui. Porque a Quarta-feira de Cinzas é dia de Bacalhau do Batata. A concentração do bloco, que este ano comemora 52 anos, será às 8h no Alto da Sé, em Olinda. Quem quiser participar, é só chegar no local e comprar a camisa, no valor de R$ 20.

O bloco sairá por volta das 9h e contará com a participação da Orquestra de Frevo Henrique Dias, composta por 40 músicos e 6 claríns. Este ano, o Bacalhau do Batata homenageará o “rei dos garçons”, Reginaldo Rossi, falecido no fim do ano passado. Antes de o bloco sair, os foliões poderão degustar caldos de feijão e bacalhoada, além de bebidas.

O roteiro será: Ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro, Largo do Amparo, e retorno pela Praça do Carmo. O abre alas sairá na frente, seguido pelo estandarte original, que é montado com o próprio bacalhau. 

 O Bacalhau do Batata tem como origem o ano de 1962. Ele foi idealizado pelo garçom Isaías Pereira da Silva, conhecido como Batata, falecido em 1993. A ideia do bloco partiu de sua profissão; Batata se via prejudicado porque passava o Carnaval trabalhando e, na Quarta, a folia chegava ao fim sem que ele pudesse aproveitar. De acordo com Fátima Araújo, presidente do bloco, Isaías chegou a pedir autorização de delegacias para fazer a festa na Quarta, o que não era permitido antigamente.

O bloco terá a presença de um boneco gigante, que representa o garçom.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário