Cresce número de brasileiros que leem pelo menos um livro por ano


Ainda em tempos de tecnologia, mídias audiovisuais e velocidade do cotidiano, a leitura é uma das principais atividades da população brasileira. Ao menos é o que aponta uma pesquisa da Fecomércio do Rio de Janeiro divulgada nesta semana. Segundo o estudo, a atividade cultural mais realizada em 2013 foi a de ler um livro, que 35% dos entrevistados disseram ter feito. Ir ao cinema ou conferir um show musical foram apontados por 28% e 22% da população, respectivamente.
A pesquisa foi feita em 70 cidades de todo o País, contemplando mil pessoas.
O crescimento de pessoas que leram um livro ao longo do ano cresceu em 5%. Segundo a pesquisa, o valor que o público está disposto a gastar em um livro é, em média, de R$ 26 – mesmo montante apontado para se gastar em entradas de shows, por exemplo. Um dos detalhes do mapeamento é que ver TV não está incluída entre as atividades culturais.
A televisão é o lazer preferido quem não se identifica com ações culturais (49% dos entrevistados), sendo citado por 52% da população. O levantamento ainda apontou que 59% das pessoas não leram nenhum livro em 2013.

No ano passado, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apontou um cenário contrário, mostrando uma queda de 8% no total de brasileiros que declararam gostar de ler no seu tempo livre. A média de obras lidas por brasileiros também havia diminuído entre 2007 e 2011, caindo de 2,4 para 1,85 títulos por ano.

Fonte Jornal do Commercio

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário