Prefeito de Petrolina garante parceria para realizar Corrida de Jumentos do Capim e Missa do Vaqueiro


O radialista Carlos Augusto anunciou nesta sexta-feira 28, a parceria com a Prefeitura de Petrolina para realização da 73º Missa do Vaqueiro e a 43 edição da Corrida de Jumentos-Jecana Nacional do Capim. O Prefeito Julio Lossio solicitou uma programação que mantenha a tradição e a fé dos eventos com a promoção também do Forró da Espora.

A tradição, fé e coragem dos sertanejos são retratadas na missa às margens do Rio São Francisco que é realizada desde 1941, em pagamento a uma promessa pela recuperação da saúde de um vaqueiro. A data do Jecana será ainda definida.

Durante o ritual da Missa, o Padre José Guimarães faz uma adaptação ao linguajar dos sertanejos e há momentos de muita emoção quando o ofertório dos vaqueiros, paramentados, montados em seus cavalos, aproximam-se do altar e depositam peças de suas indumentárias e instrumentos utilizados no trabalho do dia a dia.
Na comunhão, tampioca, cuscuz, rapadura, queijo, substituem a hóstia e o vinho. A presença de Jesus Cristo está nas marcas dos vaqueiros nordestinos que sofrem com mais uma seca e mostram novamente que são antes de tudo fortes, na definição do escritor Euclides da Cunha.
A musicalidade da Missa do Vaqueiro encanta e diz o quanto é válido participar do evento. O aboio, toada cantada com versos improvisados dentro de uma determinada melodia ecoa nas margens do rio São Francisco. Aboio para muitos que vivem no sertão é um canto mágico, espiritual que envolve homem e gado e só mesmo quem vive nesta lida tem profundo conhecimento e sensibilidade do fato”, diz Carlos Augusto.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário