JUAZEIRO E PETROLINA SEDIAM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ECOLOGIA HUMANA


A Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (Sabeh) irá realizar a XXIV Conferência Internacional da Sociedade de Ecologia Humana, evento promovido em formato virtual entre os dias 17 e 23 de outubro.

Com sede em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, essa é apenas a segunda edição organizada no Brasil. Dessa vez, o tema das discussões é: "Dinâmicas sociais e desafios globais: o papel da Ecologia Humana em um mundo em constante transformação". 

As inscrições para participação, através de lançamento de livro, apresentação de trabalho audiovisual ou apresentação oral de artigo ou pôster, estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser feitas online (https://www.even3.com.br/xxivshe/).

Os interessados em levar suas produções para o evento deverão, na primeira etapa, cadastrar um resumo, que será avaliado pela organização. Se aprovado, o trabalho completo precisa ser enviado até 18 de setembro. No caso dos vídeos, é necessário haver legenda em inglês. 

De acordo com Gustavo Negreiros, presidente da Sabeh e coordenador da Conferência, mesmo quem não é ligado ao meio acadêmico pode participar. "A Ecologia Humana permeia diferentes concepções de mundo, pensando as relações do homem com o meio, a natureza, a sociedade. E tem muitas pessoas que praticam isso no seu dia a dia sem estar nas universidades", defende.

Segundo Negreiros, a Ecologia Humana é uma área de estudos abrangente. "A gente faz uma análise sistêmica da complexidade daquilo que nos faz humanos. Tentamos entender as dinâmicas das relações com o nosso meio físico, social, econômico, espiritual", explica o coordenador. Assim, as discussões envolvem temáticas como política, meio ambiente, economia e cultura, entre outras.

A escolha do tema principal da Conferência também tem relação com a abrangência da Ecologia Humana e sua importância, especialmente após a Covid-19. "Quando veio a pandemia, discutimos se ela é reflexo das nossas relações, de um mundo que se transforma de formas drásticas. Por isso, entender a dinâmica e complexidade desses tempos e aprender uma forma de trabalhar com eles tem a ver com a busca por uma vida melhor", afirma Negreiros.

O Vale do São Francisco é uma região em que essas discussões estão ainda mais presentes. A própria Sabeh foi fundada no município de Paulo Afonso-BA, onde o Mestrado em Ecologia Humana da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi criado. Hoje, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana (PPGEcoH) é sediado em Juazeiro e, além do Mestrado, oferta o primeiro curso de Doutorado na área em toda a América Latina. 

Além disso, a presença de populações tradicionais na região, como indígenas e quilombolas, em um ambiente marcado pelo rio São Francisco e por grandes empreendimentos, chama a atenção dos estudiosos. 

"Quando olhamos para as discussões entre as diferentes tradições e populações humanas que aqui vivem e os projetos desenvolvimentistas, como as hidrelétricas, o agronegócio e, recentemente, a usina nuclear e a mineração, vemos um ambiente propício para discutir o que somos e como lidar com isso. É preciso também entender as relações das pessoas com o rio, seja por uma visão espiritual, como fonte de sobrevivência ou como recurso natural", explica Gustavo Negreiros.


Nenhum comentário

JORNAL DA USP DESTACAQUE NASCIMENTO DE ARARINHA AZUL É UM MARCO HISTÓRICO

Em abril, o primeiro filhote de ararinha-azul nasceu na região da Caatinga baiana. O evento ocorreu um ano após a chegada de 52 ararinhas que se encontravam em um criatório na Alemanha. Com isso, o nascimento de um novo filhote marca um importante capítulo na busca pela reintrodução da espécie na natureza.

A ararinha-azul é considerada extinta no Brasil desde o início dos anos 2000, quando foi vista pela última vez em território brasileiro. De lá para cá, ela passou a existir somente em cativeiros privados. “O nascimento do primeiro filhote de ararinha-azul na Caatinga é um marco histórico. Ter esse centro de reprodução na Caatinga e araras começando a se reproduzir interagindo com as aves da natureza é extremamente importante e significa um alento e um futuro azul para a Caatinga”, afirma a doutora Neiva Guedes, do Instituto Arara-Azul.

A extinção da ararinha-azul esteve ligada ao tráfico de animais e à perda de hábitat, que, até hoje, são alguns dos principais fatores que corroboram para a extinção de espécies. “A maior ameaça das espécies é o que chamamos de perda de hábitat, que é a perda do ambiente natural onde a espécie ocorre. 

Essa alteração do ambiente pode chegar ao ponto que esse ambiente já não é mais educado para a existência da espécie. Com isso, podemos chegar a pequenos remanescentes desse ambiente adequado onde a espécie consegue sobreviver. Infelizmente, a grande maioria da perda de habitat é causada pela ação humana”, explica a professora Cristina Yumi, do Instituto de Biociências da USP.

Para proteger a espécie, ararinhas-azuis encontravam-se em um cativeiro alemão, a Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), que assinou uma parceria com o governo brasileiro. A repatriação das aves faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-Azul, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

É importante mencionar, porém, que as lideranças da organização alemã, também responsáveis por custear a vinda das ararinhas, já foram alvos de investigação, em 2018 e 2019, com relação ao envolvimento com o tráfico de animais silvestres e incertezas sobre o financiamento da organização.

 Apesar de importantes na preservação de espécies em extinção – tinham em seu poder 90% das ararinhas-azuis existentes no mundo -, especialistas destacam a importância da transparência por parte da organização: “Espero que isso não volte a ocorrer e que as instituições que estão colaborando para a conservação desta arara e a devolução dela para a natureza sejam como têm sido até agora, cada vez mais transparente”, afirma a doutora Neiva.

O nascimento do filhote em 2021, na Caatinga da Bahia, pode ser considerado um sucesso. Isso porque, garantir que uma espécie se reproduza, não é uma tarefa tão fácil. A professora Cristina explica o que está por trás desse processo: “Esse sucesso reprodutivo depende de condições nutricionais e de saúde de cada indivíduo e, no caso de algumas espécies, é necessário também que os indivíduos tenham compatibilidade. Ou seja, eles têm que ter alguma ligação afetiva. Às vezes, a reprodução não tem sucesso porque o par não se gosta”. De acordo com o planejamento divulgado há pelo menos um ano, as ararinhas-azuis devem ser reintroduzidas na natureza ainda este ano, após um período de quarentena para adaptação e treinamento.

Fonte: Jornal da USP-Andre Derviche

Nenhum comentário

OSÉAS LOPES. HERMELINDA E JOÃO MOSSORÓ. O BRASIL PRECISA RECONHECER E APLAUDIR

“João Batista Almeida Lopes, conhecido artisticamente por João Mossoró, começou a carreira musical em 1956, quando participou com seus irmãos Oséas Lopes e Hermelinda, do lendário Trio Mossoró, uma homenagem à cidade natal, no Estado do Rio Grande do Norte.

Com a formação do Trio Mossoró, com Oséas na sanfona, Hermelinda no triângulo e João Mossoró no zabumba, o grupo seguiu a mesma estética introduzida por Luiz Gonzaga, caracterizada pela forte representação nordestina, nas vestimentas com o gibão e o chapéu de couro e nas músicas a cadência rítmica alegre e festeira do xote, do xaxado e do baião. 

Apadrinhado por personalidades como José Messias e o poeta cantador Luiz Vieira, o Trio teve o privilégio de contar com a parceria de grandes compositores como Antonio Barros, Cecéu, Anastácia, Dominguinhos e o maranhense João do Vale.

Em 1965, conquistaram o troféu Euterpe, o prêmio de maior importância da Música Popular Brasileira, na época. A cerimônia de premiação aconteceu no Palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como sucesso premiado a música “Carcará”, composta por João do Vale e José Cândido. No mesmo ano, Maria Bethânia também gravou a canção que se tornou sucesso nacional e símbolo da resistência do povo nordestino ante as agruras da seca e o sistema repressor ditatorial que governava o Brasil na época.

Durante o tempo em que tocava nos programas na Rádio Mayrink Veiga, João Mossoró conheceu e trabalhou com Luiz Gonzaga, tocando zabumba. Pelo Rei do Baião foi apelidado de Cibito, numa referência às suas pernas, cuja alcunha providenciou gravar em seu instrumento a frase “Cibito – O rei do zabumba”.

O Trio Mossoró se desfez em 1972 com 12 LP´s gravados, verdadeiras referências do cancioneiro nordestino em todo o Brasil. Em carreira solo, João Mossoró se manteve fiel às suas raízes, divulgando a sua arte como um menestrel dos cantares e saberes do povo nordestino.

Em 2004 o artista concretiza o seu desejo de prestar uma homenagem ao seu ídolo maior – Luiz Gonzaga, gravando o CD ‘O Mito e a Arte de Luiz Gonzaga’, com reconhecimento pelo critico e historiador musical Ricardo Cravo Albin, que dedicou todo um programa transmitido pela Rádio MEC à divulgação do trabalho.

O Sucesso do disco rendeu um novo álbum: ‘O Mito e a Arte de Luiz Gonzaga’ – volume 2, complementando o ciclo de homenagens, prefaciado pelo Cravo Albin que escreveu: ‘bela voz, lindo repertório, tudo isso faz deste disco uma alegria em ligar o aparelho de som, no mais das vezes, emudecido por lançamentos bisonhos, quase insuportáveis’.

Em seu mais recente CD ‘Conexão Nordeste – O Arauto das Raízes Nordestinas’, João Mossoró interpreta canções de outros artistas também consagrados (Belchior, Chico Salles, Gonzaguinha, Nando Cordel, Dominguinhos, dentre outros), como num reconhecimento pela cumplicidade em produzir música de qualidade inspirado pela essência que brota do interior profundo do nordeste brasileiro.

Juntamente com seus irmãos Oséas e Hermelinda, João Mossoró insere o estado do Rio Grande do Norte na geografia musical brasileira, com a mesma grandiosidade com que Jackson do Pandeiro introduziu a Paraíba, com a mesma intensidade com que João do Vale revelou o Maranhão e o mesmo ideal e devoção com que Luiz Gonzaga apresentava ao Brasil o seu estado Pernambuco, carregando todo o sentimento nordestino em sua genialidade musical.

João Mossoró é um arauto, um menestrel, um dos últimos ícones do forró em plena atividade, contemporâneo de outros forrozeiros históricos que o Brasil precisa reconhecer e aplaudir em sua grandiosidade.”

Fonte: Texto de  Higino Canuto Neto-Juazeiro da Bahia- www.forrovinil.com.br

Nenhum comentário

CAMARÃO DE ÁGUA DOCE É SUSTENTO DE COMUNIDADES DA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO

O camarão é o sustento da comunidade ribeirinha Retiro, situada às margens do rio Piauí, afluente do rio São Francisco, no município de Piaçabuçu (AL). Os pescadores e extrativistas utilizam o meio mais comum na região para obter o camarão, que é o covo – uma armadilha onde se colocam as iscas e que tem um acesso para retirar os peixes ou demais capturas, neste caso o camarão.

O crustáceo é nativo das lagoas da várzea da Marituba e segundo o tecnólogo químico, especialista em Desenvolvimento Sustentável do semiárido e agroecologia e morador da região, Jorge Izidro o local “é um berçário ecológico de espécies para o Velho Chico. Muitas delas também acabam vindo do oceano. Digo que a região da Foz do rio São Francisco é muito importante para o ambiente natural, bem como a Área de Proteção Ambiental (APA) da base da Marituba. A conservação da fauna e flora são imprescindíveis e colaboram com a manutenção do sustento das comunidades ribeirinhas”, disse.

A várzea da Marituba é um exuberante recanto do litoral de Alagoas, localizado próximo à Penedo e Piaçabuçu, às margens do Velho Chico. Também conhecida como o pantanal alagoano, o lugar é formado de rios, restingas, estuários e lagoas, formando uma extensão de 18.600 hectares de água e terra.

Considerando a importância do local, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), através da Agência Peixe Vivo, vai implementar em julho deste ano o projeto de Educação Ambiental e Reflorestamento Bosque Berçário das Águas projeto que visa proporcionar para as comunidades da foz áreas de reflorestamento, com implementação dos sistemas agroflorestais, que vão possibilitar geração de renda para essas comunidades. “Será construído um viveiro de mudas nativas na sede da associação. A ordem de serviço já foi assinada pela Agência”, explica Izidro. A iniciativa é financiada com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta na calha do São Francisco.

Cinco áreas serão contempladas com o projeto na região: o terreno da Associação Aroeira, o terreno da Coopaiba, uma área administrada por Erick Tenório, o assentamento Fazenda Paraíso e o povoado Resina que fica na comunidade de Brejo Grande (SE).

Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, esse investimento vai melhorar a qualidade das águas do rio São Francisco e seus afluentes, como é o caso do rio Piauí. “Para manter e preservar o rio e afluentes é importante educar as pessoas, estimular a comunidade no sentido de criar alternativas para cuidar do local onde vivem, gerar renda de forma sustentável, combatendo assoreamento e outros males à natureza”.

Eliene Santos é mãe de seis filhos e moradora da comunidade Retiro. Ela vende os camarões que extrai rio Piauí, na feira da cidade. “Faço parte da Associação Aroeira, que me ajudou muito na capacitação e no sustento da casa. Sou extrativista e pescadora. É através do rio que consigo levar comida para casa, então eu viro carranca para defender o Velho Chico”, diz.

Givanildo Rufino também pesca e extrai do rio Piauí o camarão. Ele afirma que a preservação é fundamental para que se obtenha um quantitativo bom de camarão e peixes na região. “Saímos logo cedo e colocamos os covos em toda margem do rio e sempre extraímos uma quantidade considerável de camarão nativo e peixes, o que nos dá muita satisfação, pois nos beneficiamos do que a natureza tem de bom. Essa maneira de trabalhar sem agredir a natureza nos ajuda e colabora para sua preservação”, contou.

O professor doutor do curso de Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Petrônio Alves, explicou que a pesca do camarão de água doce cujo nome científico é Macrobrachium acanthurus, é uma das principais atividades econômicas das comunidades tradicionais ribeirinhas, de onde várias famílias retiram seu sustento. 

“Sua captura é realizada através da utilização de armadilhas passivas cilíndricas denominadas covo. Na prática, é colocada uma isca no interior da armadilha, pela qual o camarão é atraído e o faz entrar por uma abertura em forma de funil de onde não consegue mais sair. Os covos são colocados pelo pescador no rio ao entardecer e retirados geralmente na manhã seguinte. Adicionalmente, os pescadores retiram diariamente o camarão dos covos e juntam em um covo maior com o intuito de retirar a produção semanalmente que será vendida diretamente nas feiras livres ou para atravessadores, fresco ou torrado”.

Petrônio explica que, embora seja uma atividade econômica que ajuda no sustento da família, se faz necessário adotar práticas sustentáveis para a pesca do camarão, evitando a captura de exemplares imaturos e em período de reprodução. “Esse processo passa pela necessidade de assessorar os pescadores e do contínuo monitoramento dos camarões, determinando os parâmetros populacionais e de captura. Cada bacia possui características ecológicas e sociais próprias, e apenas pelo monitoramento em cada bacia é possível contribuir para um manejo sustentável da pesca, garantindo a continuidade desse importante recurso para as comunidades ribeirinhas”, finalizou. FONTE: CBHSF Texto: Deisy Nascimento. Fotos: Edson Oliveira

Nenhum comentário

PROJETO AGROECOLÓGICO REALIZA DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO EM COMUNIDADES RURAIS

Obter dados socioeconômicos e culturais das comunidades é o objetivo do Diagnóstico Comunitário Participativo, uma das etapas do Ater Agroecologia, que está sendo realizada em 24 comunidades que integram o projeto nos municípios de Uauá, Curaçá, Casa Nova, Pilão Arcado, Juazeiro e Remanso, acompanhadas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). 

Com o diagnóstico é possível obter informações para identificar as potencialidades e os desafios que precisam ser superados pela comunidade junto ao projeto Ater Agroecologia.

Os agricultores e agricultoras tiveram papel fundamental neste processo, pois foram instigados a refletir sobre sua história, problemas e as possibilidades para solucioná-los, através das quatro ferramentas aplicadas. Foram elas: Linha do tempo e Mapa da  comunidade, Diagrama de Venn e Matriz FOFA.

A construção da linha do tempo possibilita um resgate da história, a partir dos acontecimentos marcantes da comunidade, o que se faz de extrema importância para pensar ações futuras para a localidade. Sobre este momento, a agricultora, Evanice Souza Reis, da comunidade Salina do Amaro, em Casa Nova-BA, destaca a importância do resgate histórico da localidade. 

"O resgate da memória da comunidade foi muito interessante, porque eu tive conhecimento de coisas que eu nem sabia, mesmo sendo daqui, então foi um momento muito bom e muito proveitoso".

A jovem agricultora, Clesiane Alves Moura, da comunidade Lagoa dos Cavalos, em Remanso-BA, afirma que para ela, o momento mais importante do diagnóstico comunitário foi também a linha do tempo. "Para mim foi uma informação excelente porque eu não sabia como tinha surgido realmente a nossa comunidade (...) eu nunca tive a oportunidade de alguém me contar toda a história e foi relatado aqui", expõe Clesiane.

Também foi produzido o mapa da comunidade, um desenho feito pelos agricultores e agricultoras considerando todos os elementos físicos existentes: plantações, prédios comunitários, relevos, tecnologias de água, dentre outros.

"A gente nunca tinha feito o mapa da comunidade, foi uma coisa muito gratificante, porque a gente foi vendo pontos que muitas vezes a gente só passava, e hoje a gente tava vendo detalhes. Uma experiência muito boa. É uma memória que a gente vai passar adiante, pros filhos da gente, e para os filhos deles", diz a agricultora, Rosangela Miranda Costa, da comunidade Sítio Pé do Morro, em Casa Nova-BA. 

Sobre esses momentos, a colaboradora do Irpaa, Maria de Fátima destaca que "O pessoal conseguiu trazer muitas questões. Na parte na linha do tempo fizeram o resgate histórico, foi muito bom, todo mundo participou. No mapa da comunidade, o pessoal também se entusiasmou muito de tá ali, colocando na sua propriedade a representação produtiva do que tem". 

Já o diagrama de Venn identificou e caracterizou as relações da comunidade com instituições e grupos existentes, destacando a importância das interações. Além disso, foi trabalhada nas comunidades a Matriz FOFA, onde os agricultores e agricultoras auto avaliaram suas fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças, possibilitando entendimento dos fatores internos e externos da comunidade. Nesse sentido, a agricultora, Nilcélia da Costa Santos, mais conhecida como Bibi, da comunidade Lagoa dos Cavalos em Remanso, frisou que o momento mais marcante para ela foi a Matriz FOFA, quando foi possível observar os pontos que tornam a comunidade forte. 

"A fortaleza da comunidade e como o povo viu o tanto que a gente é forte, o tanto que a gente é importante e único".

É importante destacar a participação efetiva das comunidades no diagnóstico comunitário, como aponta a colaboradora do Irpaa, Eleide Brito "Se inteiraram bastante com atividade, ainda não conheciam o diagnóstico participativo, mas mesmo assim a gente instigou e a comunidade participou bastante dentro de todas as ferramentas aplicadas".

Durante a realização do diagnóstico comunitário também é interessante ressaltar a maior participação das mulheres e dos jovens das comunidades, como aponta o colaborador do Irpaa, Darlei Rodrigues. "A comunidade foi bastante participativa, principalmente as mulheres e jovens que são cadastradas no projeto. Tiveram uma participação belíssima, discutindo e problematizando várias ações na comunidade (...). A gente vai trabalhar pensando nessas medidas e o que a gente pode levar para melhorar o desenvolvimento da comunidade".

Com as informações adquiridas através do diagnóstico comunitário participativo é possível nortear as ações do Ater Agroecologia em cada comunidade, pois elas possuem particularidades que devem ser consideradas para que as atividades seguintes estejam de acordo com cada realidade. 

Como aponta o colaborador do Irpaa, Alessandro Santana, "O diagnóstico comunitário participativo, é um espelho da realidade atual da comunidade. Então é como a gente vai observar a partir da escuta, por isso participativo, para nos ajudar a partir da escuta, como é a realidade, as relações existentes na comunidade, como eles se relacionam internamente e com os parceiros, e a partir disso ter uma visão de como avançar, de como seguir, como fazer assessoria. Então, na verdade, é um marco central que vai nos direcionar a continuar dando os próximos passos da assessoria, por isso a importância deste momento".

O projeto Ater Agroecologia, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) iniciou em setembro de 2020 e segue até setembro de 2023. (FONTE: Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação)

Nenhum comentário

NEY VITAL SACODE O FORRÓ COM BOM JORNALISMO NA RÁDIO CIDADE

O rádio continua sendo o principal veículo de comunicação do Brasil. Aliado a rede de computadores está cada vez mais forte e líder. Na rádio Cidade AM 870, em breve também na frequencia 95.7 FM, o jornalista Ney Vital apresenta o Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga e seus Amigos. O programa é transmitido todos os domingos,  a partir das 8hs da manhã, www.radiocidadeam870.com.br.

O Programa NAS ASAS DA ASA BRANCA VIVA LUIZ GONZAGA segue uma trilogia amparada na cultura, cidadania, ecologia e informação. "É o roteiro usado para contar a história da música brasileira a partir da voz e sanfona de Luiz Gonzaga, seus amigos, poetas, compositores", explica Ney Vital. 

O programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga é um projeto que teve início em 1990, na rádio localizada em Araruna, Paraíba. "Em agosto de 1989 Luiz Gonzaga, o  Rei do Baião fez a passagem, partiu para o sertão da eternidade e então, naquela oportunidade, o hoje professor doutor em Ciência da literatura, Aderaldo Luciano fez o convite para participar de um programa de rádio. E até hoje continuo neste bom combate". 

O programa é o encontro da família brasileira. Ney Vital não promove rituais regionalistas. O programa evoluiu para a forma de espaço reservado à cultura mais brasileira, universal, autêntica, descortinando um mar e sertões  de ritmos variados e escancarando a infinita capacidade criadora da música a partir de Luiz Gonzaga. 

É o conteúdo dessa autêntica expressão nacional que faz romper as barreiras regionais, esmagando as falsificações e deturpações do que costuma se fazer passar como patrimônio do povo brasileiro.

Também por este motivo no programa o sucesso pré-fabricado não toca e o modismo de mau gosto passa longe."Existe uma desordem , inversão de valores no jornalismo e na qualidade das músicas apresentadas no rádio", avalia Ney Vital que recebeu o titulo Amigo Gonzagueano Orgulho de Caruaru, e Troféu Luiz Gonzaga 2014 Exu e no finaal de 2020 o Título de Cidadão de Exu Pernambuco, além do Troféu Viva Dominguinhos Amizade Sincera em Garanhuns, Pernambuco.

Ney Vital usa a credibilidade e experiência de 30 anos atuando no rádio e tv. Nas filiadas do Globo TV Grande Rio e São Francisco foi um dos produtores do Globo Rural, onde exibiu reportagens sobre Missa do Vaqueiro de Serrita e festa aniversário de Luiz Gonzaga e dos 500 anos do Rio São Francisco.

Formado em Jornalismo na Paraíba e com Pós-Graduação em Ensino de Comunicação Social pela UNEB/Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz do programa um dos primeiros colocados na audiência do Vale do São Francisco, segundo as pesquisas. 

O Programa Nas Asas da Asa Branca, ao abrir as portas à mais genuína música brasileira, cria um ambiente de amor e orgulho pela nossa gente, uma disseminação de admiração e confiança em nosso povo — experimentada por quem o sintoniza e acessa o programa.

Ney Vital usa a memória ativa e a improvisação feita de informalidade marcando o estilo dos diálogos e entrevistas do programa. Tudo é profundo. Puro sentimento. O programa Flui como uma inteligência relâmpago, certeira e  hospitaleira.

"O programa incentiva o ouvinte a buscar qualidade de vida. É um diálogo danado de arretado. As novas ferramentas da comunicação e novas tecnologias permitem ficarmos cada vez mais próximo das pessoas, através desse mundo mágico e transformador que é a sintonia via rádio", finalizou Ney Vital.

Nenhum comentário

ESPETÁCULO INFANTIL PROCURANDO LUIZ, INSPIRADO NO UNIVERSO POÉTICO DE LUIZ GONZAGA, ESTREIA DIA 03 DE JULHO

O espetáculo infantil “Procurando Luiz”, visto e aplaudido por quase 23 mil espectadores desde a sua estreia em 2014 e com o reconhecimento da crítica especializada, será apresentado ao público no mês de julho em um novo formato: on-line, respeitando os protocolos de segurança devido à pandemia de Covid-19. As sessões integram o ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo.

A peça inspirada na obra de Luiz Gonzaga (1912-1989) será encenada no Teatro da Cia de Revista em São Paulo e transmitida de forma gratuita, ao vivo, diretamente no Canal do YouTube do espetáculo, entre os dias 03 e 25 de julho (sábados às 11h e 15h e domingo às 11h). Vale ressaltar que, no dia 31 de julho, às 19h, haverá ainda um encontro do elenco com Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião, nascido na mesma cidade natal do tio, Exu (PE), que debaterão sobre a trajetória deste ícone da cultura brasileira.

Procurando Luiz é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro. De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone.

A montagem recebeu indicações em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014, principal premiação de para o teatro para crianças e jovens de São Paulo: Espetáculo Jovem, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora Adaptada e Atriz Coadjuvante.

“Encenar Procurando Luiz no formato on-line abre uma nova possibilidade de levarmos o espetáculo para a casa das pessoas não só aqui de nossa cidade, mas sim para outros estados brasileiros e até mesmo países de língua portuguesa”, avalia o ator e idealizador do espetáculo, Roberto Haathner.

Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua. De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.

Sinopse - Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

SERVIÇO: PROCURANDO LUIZ ON-LINE

Temporada: de 03 a 25 de julho - sábados às 11h e 15h e domingos às 11h

Transmissão: Canal do YouTube do espetáculo

Classificação Etária: A partir de 06 anos

Duração: 55 minutos

Bate-papo com elenco e Joquinha Gonzaga: Dia 31 de julho, sábado, às 19h, pelo Canal do YouTube do espetáculo

Nenhum comentário

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial