MÍDIA E DEMOCRACIA: VI SEMANA DE JORNALISMO DO CARIRI CEARENSE COMEÇA NA TERÇA (18)

A VI Semana de Jornalismo do Cariri Cearense, evento promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem como tema “Mídia e Democracia” e volta a ser realizado de modo presencial no Campus Central da instituição, em Juazeiro do Norte, entre dias 18 e 21 deste mês. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link até o dia 16. Os participantes receberão certificado emitido pela UFCA.

Assim como nas outras edições, o evento contará com oficinas, mesas redondas, e programação cultural. Maior evento do gênero realizado no interior do Ceará, a Semana de Jornalismo do Cariri tem contado com participação de estudantes, jornalistas profissionais, pesquisadores e professores de Jornalismo de diferentes partes do país. 

“Este é um ano eleitoral, que tem sido marcado por diversos episódios de violência e intolerância política. A semana de Jornalismo vai discutir a relação entre mídia e democracia, tendo como pano de fundo este cenário de polarização e ameaças às instituições democráticas”, explica o professor do curso de Jornalismo da UFCA, Edwin Carvalho, da Comissão Organizadora do evento.  

A poucas semanas para a realização do segundo turno das eleições, as autoridades temem pela escalada de casos de homicídios e atos de violência por motivações políticas. Levantamento realizado pelo Estadão aponta que o Brasil registrou 26 casos de assassinatos por motivações políticas no primeiro turno das eleições, sendo três deles no Estado do Ceará. O número chama atenção por já demonstrar ser maior do que o registrado em quatro campanhas presidenciais desde a redemocratização.

Entre os convidados que confirmaram presença na edição deste ano da Semana de Jornalismo promovida pela UFCA estão a presidente da Rede Nacional de Combate à Desinformação, Ana Regina Rêgo, autora do livro o livro “A Construção Intencional da Ignorância: o mercado das informações falsas” e a jornalista e professora Fabiana Moraes, que vai lançar no evento seu livro “A pauta é uma Arma de Combate”.

Programação 

Terça-feira, 18 de outubro Oficina (20 vagas) – Encontro das revistas “Corte Seco” e “Memórias Kariri”, e do livro “Quantas histórias cabem dentro da Tarrafa?” Horário: das 14h às 16h

Ministrantes: Bolsistas das revistas do curso de Jornalismo e Wesley Guilherme, egresso do curso de Jornalismo da UFCA e autor do livro “Quantas histórias cabem dentro da Tarrafa?”

Mesa-redonda – Mídia e Democracia

Horário: das 18h30 às 21h30

Convidadas: Helena Martins, doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB); Ana Regina Rêgo, doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp); e Tamiris Tinti Volcean, mestre em comunicação midiática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mediadora: Lígia Rodrigues, professora do curso de jornalismo da UFCA

Quarta-feira, 19 de outubro Oficina (20 vagas) – Procedimentos de segurança para o jornalismo investigativo

Horário: das 14h às 16h

Ministrante: Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce)

Mesa-redonda – Jornalismo Político: fronteiras e questões éticas

Horário: das 18h30 às 21h30

Convidados: Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce); Érico Firmino, jornalista, colunista e editor no jornal O Povo; Luciana Fernandes Veiga, doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Mediador: Edwin Carvalho, professor do curso de Jornalismo da UFCA 

Quinta-feira, 20 de outubro Oficina (20 vagas) – Escritas afetivas: jornalismos popular e literário

Horário: das 16h às 18h Ministrante: Luan Matheus Santana, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mesa-redonda – Perseguição, violência e ataques à libertação de expressão

Horário: das 18h30 às 21h30

Convidados: Raimundo Nonato de Lima, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Filipe Roloff, mestre em Design Estratégico e Inovação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Mediadora: Elane Abreu, professora do curso de Jornalismo da UFCA

Sexta-feira, 21 de outubro Oficina (20 vagas) – Produção de Pauta Horário: das 14h às 16h Ministrante: Fabiana Moraes, jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

Oficina (20 vagas) – Curadoria como prática política Horário: das 16h às 18h

Ministrante: Moacir dos Anjos, ex-diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), em Recife-PE

Mesa-redonda – Papel e atuação da imprensa no processo eleitoral

Horário: das 18h30 às 21h30

Convidados: Fabiana Moraes, jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Luan de Alencar Maciel, advogado e apresentador do “Budejo” podcast.

Mediador: Tiago Coutinho, professor do curso de jornalismo da UFCA


  

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário