ENCONTRO CAATINGA, JUVENTUDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS ACONTECE NESTE SÁBADO (30) NA UNIVASF


Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, a Rede Jovem da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA), por meio da Reserva da Biosfera da Caatinga (MaB/Unesco), realizará neste sábado (30) o encontro “Caatinga, Juventude e Mudanças Climáticas”. 

O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e será realizado no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Há 100 vagas disponíveis para todos os públicos interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube, a partir das 10h e durante a tarde.

O evento, que também irá marcar o primeiro encontro da Rede Jovem da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA), visa apresentar a pluralidade do bioma Caatinga, o papel da juventude frente às mudanças climáticas no semiárido nordestino e sua importância para o desenvolvimento sustentável. Os interessados devem se inscrever por meio do site do evento. Haverá emissão de certificado.

A programação será composta por uma exposição de ilustrações científicas do I Congresso Nordestino de Ilustração Científica; um estande com as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf e a doação de mudas nativas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), que ocorrerão das 8h às 12h, no foyer do Cineteatro. Às 10h, será realizada a abertura oficial do encontro com declamação de cordel em homenagem ao Dia da Caatinga.

Durante a tarde, serão ministradas três palestras. A primeira será com a presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (Unesco) e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Alexandrina Sobreira, que falará sobre “Apadrinhamento da Rede de Jovens da Reserva da Biosfera da Caatinga”.

 Em seguida, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Bárbara França Dantas abordará o tema "Mudanças Climáticas, Cenários para o Bioma Caatinga e as Sementes". Para encerrar, o coordenador da Rede de Jovens das Reservas da Biosfera no Brasil, Leiz da Silva, irá falar sobre "A importância da Juventude Frente a Crise Climática". A programação detalhada está disponível no site do evento.

A realização do encontro “Caatinga, Juventude e Mudanças Climáticas” conta com apoio do grupo de pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC), liderado pela professora do Colegiado de Administração (CADM) Alvany Santiago, e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema). Ana Rúbia Torres de Carvalho, membro do Bureau do Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga, Programa Homem e Biosfera (Unesco) e integrante do grupo de pesquisa LCDC, diz que o evento é importante também por destacar a presença dos jovens para a conservação do bioma. “É nossa expectativa que a Rede Jovem da Reserva da Biosfera da Caatinga seja uma força na conservação e no desenvolvimento sustentável do nosso bioma para a presente e as futuras gerações. Queremos contribuir para um bioma Caatinga economicamente próspero, socialmente justo e ambientalmente rico”, frisa Ana Rúbia, que é madrinha da Rede Jovem da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Vivenciando a Caatinga – Outro evento que marca o Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril, terá início amanhã (27) e contará com a participação das integrantes do grupo de pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Univasf. 

O evento “Vivenciando a Caatinga” é promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e acontece no Recife (PE), até quinta-feira (28). Com uma extensa programação, o “Vivenciando a Caatinga” será transmitido pelo canal da Fundaj no YouTube.

Haverá seis mesas de palestras e debates, que discutirão temáticas como as riquezas do bioma, sua preservação, educação contextualizada no semiárido e a economia circular. A professora Alvany Santiago participará da Mesa 3 sobre “Economia Circular no Brasil: da educação à prática”, na tarde do dia 28, a partir das 14h30, juntamente com Beatriz Luz, da Exchange 4 Change Brasil, de São Paulo. 

O debate contará com a coordenação de Ana Rúbia Torres de Carvalho, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, Programa Homem e Biosfera (Unesco). (Fonte: Univasf)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário