COCOCI: A CIDADE FANTASMA DO SERTÃO DO CEARÁ

Na música “Sou do Banco”, gravada por Luiz Gonzaga, em 1979, e de autoria de Zé Clementino e Hildelito Parente, tem uns versos que dizem: “Gado bonito e famoso desse tipo, só quem possui é Feitosa dos Inhamuns”. 

Coincidentemente, essa semana, um primo meu, me enviou um vídeo sobre a curiosa história de uma cidade cearense que foi abandonada lá pras bandas do sertão dos Inhamuns e que havia sido fundada, no início do século XVIII, exatamente pela família Feitosa. Trata-se de Cococi, popularmente conhecida como “a cidade fantasma do sertão cearense”. 

Fazendo algumas breves leituras aqui descobri, de fato, a existência desse local, geograficamente situado na divisa do Ceará com o Piauí. Vi ainda a importância dos irmãos Lourenço e Francisco Alves Feitosa no processo de colonização e povoamento da região dos Inhamuns, no desenvolvimento da pecuária extensiva como praticamente a única fonte riqueza de Cococi e no final da década de 50 do século passado, aquele povoado sendo levado a categoria de município com Prefeitura, Câmara de Vereadores, comércio, correios, hotéis, praças, grandes casarões, cartórios, igreja, enfim, uma cidade aparentemente estruturada. 

Hoje, com exceção da igreja de Nossa Senhora da Conceição e de duas outras construções preservadas, Cococi é um local abandonado e em ruinas. Onde residiam cerca de duas mil pessoas, nos anos de 1960, restam apenas cinco moradores. O que era cidade virou um distrito do município de Parambu que, por sinal, fica a sessenta quilômetros de distância daquele povoado rural. Mas o que teria acontecido para que a cidade chegasse a esse ponto? Por que abandonaram Cococi? Cadê os Feitosas e suas criações de gado?

Bem, o problema parece que está exatamente aí. Os poucos moradores que ainda restam em Cococi costumam dizer que foram as constantes secas que expulsaram as pessoas de lá, mas há relatos de que esse não teria sido o real motivo daquela cidade ter sido abandonada a própria sorte. 

Fundada pelos irmãos Feitosas e administrada pelos seus descendentes, Cococi se transformou em município nos anos de 1950. Teve apenas três administrações, duas delas comandadas pelo coronel Feitosa que, segundo contam moradores e pesquisadores, usava indevidamente o dinheiro público para comprar gado. 

Em  14 de dezembro de 1965 uma lei estadual extinguiu o município de Cococi reduzindo-o a condição de distrito de Parambu, muito provavelmente por conta de denúncias sobre esses atos de corrupção  do prefeito da época, um coronel de sobrenome Feitosa. 

Revoltada com essa decisão, a tradicional família criadora de gado da região dos Inhamuns abandonou a localidade, e consequentemente os moradores também decidiram sair dali. E o que antes significava poder e riqueza, com casarões, prédios imponentes em meio ao sertão e uma estrutura urbana mais ou menos interessante, se transformou numa cidade praticamente deserta. Com prédios em ruinas, praças vazias, ruas silenciosas. 

Não saberia precisar aqui se o Zé Clementino, autor principal da música “Sou do Banco” fazia referencia a mesma família Feitosa de Cococi, mas é muito provável que sim. E como essa música foi escrita ali entre as décadas de sessenta e setenta, muito seguramente Zé tivesse não só conhecimento do poderio econômico dos Feitosas na região dos Inhamuns como deveria saber sobre a debandada dessa rica família daquelas pobres terras sertanejas.   

Jurani Clementino-escritor, Jornalista-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário