GUARDIÃES DA TERRA: AGROECOLOGIA, CIÊNCIA E SABERES, UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL

Ninguém passa impunemente pela leitura de Baltasar Gracian: sempre se ganha em inteligência, engenho e arte. Ao assistir o filme Guardiães da Terra-Agroecologia em Evolução  lembrei desta reflexão. 

Baltasar Gracián disse: Tudo tem seu tempo e até certas manifestações mais vigorosas e originais entram em voga ou saem de moda. Mas a sabedoria tem uma vantagem: é eterna.

A frase nos mostra que desde quando a humanidade existe, há questionamentos e reflexões que sempre são atuais. Baltasar Gracián, no século XVII, já advertia que tudo que está na moda hoje, perderá seu vigor e desaparecerá, mas a sabedoria nunca acaba, é eterna.

Uma pessoa que consegue se concentrar com humildade em suas decisões e lembrar que a sabedoria lhe trará lucros “eternos”,  cuida das pessoas, da natureza, espiritualidade e também onde aplicar o dinheiro.

O filme foi exibido no auditório do CETEP-Sertão do São Francisco, aula da professora Janine Cruz, engenheira agrônoma e especialista em segurança do trabalho, na disciplina de Agroecologia e Permacultura.

A linguagem cinematográfica mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense,  por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação.

Os filmes têm imenso potencial de aproveitamento no processo educativo, aliado de uma aula expositiva.

O cinema em sala de aula é uma metodologia valiosa. O filme Guardiães da Terra consegue contribuir para uma percepção crítica.

O filme Guardiões da Terra revela as nuances da agroecologia, que passou de “alternativo” a disciplina científica, prática agrícola e também movimento social e político. O filme provoca a reflexão sobre a evolução e o atual panorama da agroecologia no Brasil, trazendo questionamentos e alertas sobre o modelo de produção agrícola e segurança alimentar no país.

O documentário divulga a agroecologia enquanto ciência ampla e em evolução e debate questões como: segurança alimentar, acesso do homem ao campo, uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura, sustentabilidade e valorização das famílias camponesas.

A turma do Curso Técnico em Agroecologia teve início com 35 alunos. Apenas 03 (três), estão assistindo aulas em busca da conclusão e certificado para serem habilitados na área. Anne Louise, Josielson Araujo e Valdiney Vital Guedes.

Anne Louise, Pernambucana, 35 anos, nasceu em Belém do São Francisco, Pernambuco. "Passei parte da minha infância intercalada entre a cidade e a zona rural no interior de Orocó. O contato com a natureza e a agricultura sempre foi meu fascínio, ainda me lembro do jardim na cidade, onde eu brincava em meio ao manjericão, quebra pedra. Contava os dias para poder ir brincar na roça nas férias", conta Anne.

Josielson Araújo dos Santos, nasceu em Juazeiro, Bahia. Tem 25 anos de vivência nas Comunidades Tradicionais de Base. A Serra dos Badecas, Distrito de Pinhões foi onde ele passou a infância. Atualmente é funcionário público municipal concursado.

"Sou filho de agricultores familiares. Tenho contato direto com o semiárido e vejo na agroecologia um meio de valorizar o histórico das comunidades de base com enfase na extenção rural. Algo me chama muita atenção são as Comunidades Eclesiais de Bases e o Movimento de Mulheres e a beleza e importância os quintais agroecológicos", diz Josielson. 

E o terceiro aluno, este amigo, Ney Vital. Paraibano nascido em Areia. No próximo mês de outubro completo 54 anos. Atuo no jornalismo profissional, rádio, televisão e agora mídia digital. Jornalista há mais de 30 anos. Tenho Curso especialização em Jornalismo Ambiental promovido pelo  Deutshe Welle Akademie - Centro Educacional e de Assessoria Herbert de Sousa, DWA/CEAHS, Alemanha. Sou Membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

O filme Guardiães da Terra-Agroecologia em Evolução marcou uma certeza: a esperança de mundo melhor é possível.

Tenho dito: só a educação liberta

*Texto-jornalista Ney Vital-Pós-graduado em Ensino de Comunicação Social


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário