BELEZAS DO RIO SÃO FRANCISCO. OPARÁ. VELHO CHICO

O São Francisco é o maior suporte hídrico de desenvolvimento econômico e social da região nordeste, suas belezas cênicas e paisagísticas proporcionam serviços ecossistêmicos de valoração sentimental imensurável. O Velho Chico é cultura, é poesia, é encanto do nascer ao pôr do sol. Suas águas e sua flora são berçários para uma diversidade de vida, ele é proteção, é abrigo, é um gigante que serve ao seu povo. 

Um rio fonte de vida e de inspiração a todos que o conhecem. Da nascente à foz o Velho Chico transmite história, encantos e grandes emoções. Suas belezas estão representadas na arte, nas histórias do cangaço, no sentido religioso pelo próprio nome do santo São Francisco, nas lendas populares, no amor, nas músicas e nos diferentes olhares, vivências, sentimentos e mistérios. Nas diversas representações artísticas, a canção mais conhecidas é “Petrolina, Juazeiro”, que ressalta duas cidades em estados diferentes unidas pelas belezas do rio. 

Falar do rio São Francisco é falar da identidade do nordeste, da vida no semiárido, do potencial agronômico do Vale do São Francisco, das diversas represas e geração de energia ao longo do seu percurso, é destacar as dunas de Sobradinho, as memórias das cidades submersas, com destaque para o livro “Sento-Sé, Memórias de Uma Cidade Submersa, da jornalista Adzamara Amaral”. Suas ilhas e seus encantos, as comunidades tradicionais ribeirinhas, os cânions rasgando a Caatinga na divisa de Alagoas e Sergipe e a emoção da foz em Piaçabuçu.

Os benefícios do rio não tem preço, tem valores! O turismo e o lazer são atividades que contribuem para a conservação ambiental, tornando-se inspiração para quê a percepção humana esclareça que os recursos naturais valem mais do que se pensa e, portanto são necessárias medidas de conservação e preservação para manutenção das belezas, dos recursos e das diferentes formas de vida que o rio abriga.

Autoras: *Maria Regina de Oliveira Silva-Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB

*Aldean Lima de Souza-Professora de Biologia e Pós-graduanda em Vigilância Epidemiológicas das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL



Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário