Músico e professor Leonardo Fuks participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Petrolina

Petrolina vai sediar de 18 a 21 de outubro, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e já conta com a presença do professor e músico Leonardo Fuks.

Leonardo Fuks,  criou uma orquestra em cima de bicicletas. No Brasil foi o primeiro doutor em Acústica Musical, o pesquisador carioca possui formação acadêmica em Acústica Musical e Engenharia, o que lhe permite dialogar constantemente entre conhecimentos práticos e teóricos, visando ao desenvolvimento instrumental e musical.  "Ciclofônica é a única orquestra de bicicletas do mundo. Criada em 1999 por Leonardo Fuks e colegas músicos-ciclistas. Música, esporte, urbanismo e lazer, estabelecendo uma nova proposta de escuta e produção de som".


Em meio as palestras, oficinas, minicursos e exposições que vão movimentar a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma atração promete educar pela acústica musical. É a mostra Sesc Prismas do Som-O som nutre o espírito que será apresentada gratuitamente de 18 a 21.

A mostra, que atende distintas faixas etárias e dialoga com várias disciplinas, entre elas, a física, matemática e biologia, se divide em 20 estações compactas de experimentação e demonstração. Em cada uma delas o visitante é apresentado a uma série de instrumentos incomuns, a exemplo de aerofones, cordofones, membranofones e eletrofones.

O resultado é uma verdadeira caixa de ressonância das experimentações, criações e improvisações sonoro-musicais do público, que desmistifica o som, o silêncio e o ruído, em meio a uma série de jogos e brincadeiras didáticas.
 

A Mostra, mexe com os sentidos, significados e singularidades musicais de cada um. “As estações expõem desde as reações do aparelho respiratório, perpassando por conceitos da física, que tratam de pressão arterial, por exemplo, até as emoções. As pessoas costumam ficar empolgadas, bem humoradas e até reflexivas, nunca indiferentes”.
 

Durante todos os dias, das 8h às 18h, o Ginásio do Sesc vai se transformar numa grande feira de exposições com livre acesso, onde os visitantes poderão conferir,  desde produtos orgânicos até uma exposição de abelhas, além de orientação nutricional, saúde holística e um museu de ciências. Outra atração que também deverá chamar a atenção do público é a Sala de Ciências, com mostra e inúmeros experimentos na área alimentar, orientações e degustações.

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Sesc Petrolina em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o evento serão arrecadados alimentos para doação às instituições cadastradas no Banco de Alimentos do Sesc Petrolina, que atende 39 instituições sociais beneficiando cerca de 9 mil pessoas.


Programação completa: www.sescpe.com.br
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário