Descaso da política cultural do Governo de Pernambuco atinge Museu Luiz Gonzaga Cais do Sertão

Quem passou pelo Museu Cais do Sertão deu com a cara na porta e a placa de “fechado para manutenção”. Sim, o equipamento situado no Bairro do Recife e dedicado a Luiz Gonzaga realmente estava passando por cuidados. Mas outro motivo também justificava o fechamento das portas do museu ao público. Trabalhadores da instituição pararam as atividades devido ao atraso no repasse das verbas do Governo do Estado e da Empetur à Fundação Gilberto Freyre, responsável por gerir o equipamento cultural desde janeiro.

Os funcionários não haviam recebido os auxílios-alimentação e transporte equivalentes a agosto e setembro, nem o salário referente ao mês corrente.

Ao ser procurado para falar sobre o assunto, o gestor Gilberto Freyre Neto declarou desconhecer a paralisação do pessoal. “Não identifiquei esse movimento. Sei apenas que o museu está fazendo manutenção dos circuitos elétricos, cujos equipamentos não têm vida útil muito longa e não é possível programar a revisão com muita antecedência”, explica Freyre Neto.

Já a assessoria de imprensa da Empetur disse que as verbas devidas à fundação serão repassadas, mas que o museu ainda ficará fechado para continuidade da manutenção, que é sempre realizada mensalmente durante dois dias.

Mudança
No começo de 2016, o Cais do Sertão mudou de mãos. Deixou de ser ligado ao Instituto de Desenvolvimento Gerencial (IDG), para passar à Fundação Gilberto Freyre. Teve problemas com os aparelhos de ar-condicionado e no final de julho, ficou sem energia elétrica por falta de pagamento das contas à Celpe.

Fonte: Folha Pernambuco





Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário