PREMIO DA MEGA DA VIRADA DEVE CHEGAR A R$ 300 MILHÕES

Já começaram as apostas para a Mega da Virada que, segundo estimativas da Caixa, deve ter uma premiação de R$ 300 milhões este ano. As apostas poderão ser feitas até as 17h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro nas lotéricas de todo do país;,pelo portal Loterias Caixa ou pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas Android e iOS; e pelo internet banking da Caixa.

O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50. No caso do Bolão Caixa, o preço mínimo de apostas é de R$ 10. Com isso, o valor mínimo da cota é de R$ 5. De acordo com a Caixa, é possível que seja cobrada, a critério da lotérica, uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, para o bolão.

As apostas pela internet só podem ser feitas por pessoas maiores de 18 anos, após o preenchimento de um pequeno cadastro. Nesse caso, o pagamento deve ser feito por cartão de crédito, e o valor mínimo do conjunto de apostas é de R$ 30, podendo chegar a R$ 945 por dia.

Como a Mega da Virada não acumula, caso ninguém acerte as seis dezenas, o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números, e assim sucessivamente conforme as faixas de premiação.

De acordo com o banco, “se apenas um ganhador acertar as seis dezenas da Mega da Virada e aplicar o prêmio estimado na poupança, terá uma renda mensal de R$ 347,7 mil”.

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VERÃO COMEÇA HOJE E EXPECTATIVA DE CALOR EM JUAZEIRO E PETROLINA É DE 40 GRAUS

Nesta segunda-feira (21),às 07:02 foi iniciado oficialmente o Solstício de Verão do hemisfério sul. Os solstícios, assim como os equinócios, representam as mudanças na declinação solar (posição aparente do sol). Durante os equinócios os raios solares incidem perpendicularmente sobre a região equatorial do planeta Terra, enquanto nos solstícios a incidência é perpendicular sobre os trópicos de Câncer [hemisfério norte] e Capricórnio [hemisfério sul].

No site do Laboratório de Meteorologia da Univasf conta que a expectativa é que durante o verão de 2020-2021 o fenômeno La Ninã seja moderado, ou seja, que esteja próximo da neutralidade. Deste modo, a atual configuração de La Niña somada ao posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vem a desfavorecer a formação de nuvens convectivas sobre o semiárido nordestino.

"Portanto, espera-se que as chuvas de verão do semiárido nordestino sejam de menor intensidade, com uma probabilidade de 40% de ocorrência de baixa pluviosidade entre os meses de Janeiro e Abril". Segundo a meteorologia esta é a estação mais chuvosa no Brasil, mas em 2021 a climatologia indica que as chuvas podem ficar em nível normal ou ligeiramente abaixo da média, o que aumenta o calor ainda mais.  

O meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento explica que, este ano, deve fazer mais calor do que nos anos anteriores. Na capital baiana, Salvador a sensação de calor pode chegar a 37ºC. Já no interior do estado, o calor fica ainda maior, com temperaturas alcançando 40ºC.

"Tem uma tendência que essas temperaturas sejam elevadas por conta do La Niña, que é um aquecimento da água do pacífico. Isso faz com que as temperaturas fiquem bem elevadas, principalmente aqui no nordeste", disse Giuliano.

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A INFLUENCIA DA TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Em constante transformação, a indústria fonográfica tem no avanço tecnológico um de seus principais pilares para a popularização de artistas e ampliação de fontes de receita, investindo em novos formatos de plataformas de distribuição. Neste contexto, o smartphone e as redes sociais atuam como peças-chave na propagação de novas músicas e projetos. E, cada vez mais, o smartphone e as redes sociais não só influenciam a maneira como as pessoas consomem música, mas também no modo que os singles são produzidos.

Para analisarmos o momento atual, é necessário relembrar algumas etapas que ocorreram nos últimos 15 anos. Após o surgimento e consolidação do YouTube, a indústria fonográfica deixou de idealizar os clipes musicais para canais televisivos e passou a projetar as obras audiovisuais de acordo com o público e linguagem da plataforma online de vídeos. Depois, presenciamos a massificação do uso do Facebook e, posteriormente, do Instagram, redes sociais que possibilitaram maior aproximação dos artistas com os fãs e auxiliaram na divulgação de músicas e agenda de shows.

Recentemente, a conexão entre a indústria fonográfica e as redes sociais ganhou um novo capítulo, com o TikTok alcançando crescimento exponencial no Brasil. Com formato dinâmico, com vídeos que variam entre 15 e 60 segundos, a plataforma segue a premissa de impactar um usuário individualmente, e que, a partir deste ponto, este usuário impacte sua rede de seguidores, criando um fluxo de grande alcance. Para isso, os membros da rede social participam de uma série de desafios, principalmente realizando coreografias com músicas ao fundo.

O formato dinâmico do TikTok impactou diretamente amaneira que os usuários interagem com a música. A plataforma, aliada ao grande aumento de qualidade das câmeras frontais nos smartphones, potencializou as formas com que as pessoas se expressam ao ouvir uma canção ou assistir a um clipe. São diversas coreografias e reações corporais capturadas pela lente frontal dos dispositivos, e compartilhadas na rede social, que evidenciam a conexão entre os artistas e o público.

Essa interação despertou o interesse de produtores e artistas, que passaram a idealizar singles com trechos curtos impactantes, com batidas marcantes, focados na inserção nos vídeos e criação de desafios na plataforma. Pois, além da propagação entre os membros na rede social, o sucesso dos trechos musicais reproduzidos nos vídeos catalisa diretamente o aumento na procura em outras plataformas, como Spotify.

Ao observarmos este contexto, é evidenciado um movimento cíclico. O smartphone impacta a produção de conteúdo para o TikTok. A rede social, por sua vez, influencia diretamente a indústria fonográfica e o consumo de música gera novas demandas de recursos em dispositivos móveis.

Diante deste cenário, o smartphone exerce papel cada vezmais relevante. Fundamental para a expansão do uso das redes sociais por meio da tecnologia 3G e do surgimento de plataformas de streaming, com a implementação da rede 4G, o smartphone tem sido potencializado como um centro de recursos e serviços, reunindo soluções para a produção de conteúdo, sistemas de áudio cada vez mais avançados e fácil integração com plataformas de streaming. Com o 5G, há um avanço significativo na experiência de consumir conteúdos em streaming, a partir de uma conexão mais estável e imagens e som em alta qualidade.

Este movimento no TikTok também ocasionou um redirecionamento das em presas. O mercado, em seus mais variados setores, tem elaborado estratégias de marketing em conjunto com influenciadores especificamente para a rede social, associando sua marca e produtos a personagens renomados da indústria fonográfica e elaborando desafios de danças, dublagens ou indicação de filmes e séries para gerar engajamento, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que es te cenário de uso das redes sociais é desafiador para as empresas, é também excelente oportunidade para se conectar de maneira direta aos consumidores, a partir de um ambiente que potencializa a criatividade e possibilita a comunicação assertiva com o público-alvo.

*Roman Cepeda - Vice-presidente de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung

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SOLAR COCA-COCA FAZ PROPAGANDA E EMOCIONA MORADORES DE UM VILAREJO EM BELEM DE MARIA, PERNAMBUCO

Um cesta de alimentos perecíveis com kit de produtos da Coca-Cola, uma mini árvore de natal, enfeites natalinos e alguns brinquedos para as crianças. Tudo acompanhado de uma “cartinha do Papai Noel”. Essa foi a surpresa encontrada por moradores de um pequeno vilarejo no sertão de Pernambuco numa manhã de dezembro. A ação foi promovida pela Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante da Coca-Cola no País (a primeira é a Femsa) e que atua nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

As noites de uma comunidade na região próxima ao município Belém de Maria, também conhecido como Pedacinho do Céu, também passaram a contar com elementos natalinos iluminados, espalhados pelas ruas, postes, casas, árvores e pracinha central.

“Ficamos muito felizes de proporcionar esse encantamento para a cidade e a repercussão positiva entre os moradores. Especialmente no momento atual tão delicado, precisamos, mais do que nunca, renovar as esperanças, encontrar inspiração para seguir em frente e celebrar ocasiões especiais em família. Essa ação só foi possível com a receptividade tão generosa dos moradores do vilarejo”, destaca Fernanda Raizama, diretora de Estratégia e Marketing da Solar Coca-Cola.

A montagem da surpresa e a reação dos moradores foram captadas por câmeras e podem ser vistas num vídeo disponível no YouTube (clique aqui para assistir). 

Segundo a empresa, todos os cuidados de biossegurança contra a Covid-19 na ação. Antes de chegar, toda a equipe foi testada. O Papai-Noel também tomou todos os cuidados de higiene e segurança, sem contato com a população.

“Foi um momento único que ficará guardado para sempre no meu coração. Nunca ninguém tinha proporcionado essa magia que vivemos, só tinha visto isso pela televisão. Foi incrível acordar com uma cesta toda decorada na minha porta, com a cartinha do Papai Noel. Só vi amor em tudo o que fizeram pela gente”, declara Luciana Clemente, zeladora e moradora do vilarejo.

A Solar Coca-Cola também se comprometeu a construir reservatórios de água renováveis com capacidade de armazenamento subterrâneo de 50 mil litros por dia em na região, onde o acesso à água é difícil. O sistema de abastecimento automatizado é feito por meio de bombas, que utilizarão fonte de energia solar (renovável, sustentável e sem custo para a população) e com filtros de carvão ativado em suas saídas de água. As obras dos reservatórios já iniciaram.

O programa Água+ Acesso, realizado pela Solar em parceria com a Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil, é realizado desde 2017 na região Nordeste e já beneficiou mais de 75 mil pessoas de quatro Estados atendidos pela Solar.

FICHA TÉCNICA : AGÊNCIA: Dot Promo. TÍTULO: Juntos como Nunca Neste Natal – Belém de Maria/PE. CLIENTE: Coca-Cola. PRODUTORA: Ateliê Produções

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ARARINHA AZUL NO CÉU DOS SERTÕES DEVE VIRAR REALIDADE EM 2021

 

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma das aves mais raras do mundo. Nativa da região da Caatinga, a espécie é considerada extinta na natureza há quase 20 anos. A ave sumiu da natureza devido ao tráfico de animais e comércio ilegal, e pela degradação da Caatinga que reduziu ainda mais o seu hábitat. 

Mas ainda há esperança de ver a ararinha voar livre mais uma vez na Caatinga brasileira: em março de 2020, chegaram ao Brasil 52 ararinhas-azuis repatriadas (49 oriundas da ACTP, na Alemanha, e três do Zoológico Pairi Daiza na Bélgica).

As aves estão em um centro de reprodução na cidade de Curaçá (BA). O recinto foi construído especialmente para manter o acompanhamento das aves até que elas sejam reintroduzidas na natureza, em um futuro próximo. Os aviários possuem dupla camada de proteção, ao passo de permitirem que as aves tenham contato com o clima da Caatinga; essa grade também protege as ararinhas-azuis de outros animais.

As aves iniciam agora seu processo de preparação para soltura, com a adaptação ao clima e alimentação. Serão oferecidos gradativamente mais frutos e sementes da caatinga para quando forem soltas saberem o que comer. O processo de isolamento dos humanos é fundamental nesta fase para evitar que fiquem mansos e de fácil captura por traficantes, sendo assim, visitas ao Centro são restritas. A reintrodução das ararinhas-azuis no seu bioma de origem é um processo previsto pelo Plano de Ação Nacional (PAN) da Ararinha-Azul em conjunto com organizações internacionais que detinham algumas aves em cativeiro. 

No primeiro ciclo do PAN, dentre outros resultados, o principal foi a multiplicação de animais em cativeiro para aumentar a variabilidade genéticas das aves. Agora, no segundo ciclo, o objetivo esperado é realizar a soltura de algumas ararinhas-azuis com suas "irmãs", as maracanãs (outra espécie de psitacídeo que possui hábitos semelhantes às ararinhas-azuis), sem descontinuar o aumento populacional também em cativeiro.

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REGINALDO ROSSI: SETE ANOS SEM O REI DO BREGA NESTE DOMINGO (20)

Há sete anos “lembramos com muita saudade daquele bailinho”. É, o tempo passou, mas a falta que Reginaldo Rossi faz na vidas dos pernambucanos, não. O Rei do Brega, como assim sempre será conhecido, nos deixou um legado sem prazo para expirar. As homenagens ao cantor, devido à pandemia do novo coronavírus, foram poupadas.

Foram mais de 50 anos de carreira. A princípio, o artista lançou-se na música com o rock da Jovem Guarda no grupo "Silver Jets" e depois migrou para letras que tratavam de amor, ilusão e dor, conquistando o Norte e o Nordeste do País. Em 1986, com “Garçom”, estourou pelo Brasil e, logo em seguida, no mundo. Ao longo da jornada recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante. 

As mais de 300 canções em seu repertório conquistaram corações de muitas gerações, como é o caso de Alexandre Lira, 53, que é fã de Reginaldo há mais de 35 anos. “Reginaldo é referência de humildade. Sempre foi carinhoso com qualquer pessoa que falasse com ele. Sou um colecionador de discos, CDs, camisas e shows. Só trago memórias boas de quando o acompanhava”, contou. 

O Rei do Brega também é querido por admiradores de outras idades. A estudante Gabriela Nascimento, 22, é organizadora de uma festa que homenageia o cantor desde 2014. “Comecei a ouvi-lo na infância por conta dos meus pais e, infelizmente, não pude ir a nenhum show porque era menor de idade na época. Mas compreendo sua importância no brega e faço o que posso para que seu som prevaleça”. 

Após a morte o cantor, o ex-empresário e amigo de longas datas, Sandro Nóbrega, decidiu que o público merecia continuar tendo algum contato com as músicas Rei do Brega. “A ideia era criar uma banda para fazer tributo, não cover. Reginaldo é um dos caras que mais tem cover no Brasil. Queria algo que pudesse homenageá-lo. Criei a The Rossi Oficial A Banda e sei que ele está muito feliz com isso."

O conjunto já viajou o Brasil, levando o brega romântico de Reginaldo. 

O carinho do público se materializa em números. No streaming Spotify, só neste ano, quase 2 milhões de ouvintes, de 88 países o ouviram. No Youtube, sua página soma 130 mil inscritos. As redes sociais são outra maneira de aproximar o público do legado que Reginaldo deixou. Aproximadamente 100 mil pessoas (entre Instagram, Twitter e Facebook) acompanham memórias compartilhadas da emblemática trajetória.

 “A ideia das redes sociais surgiu quando resolvi adicionar  às plataformas de streaming álbuns que não estavam lá. Depois desse movimento criei esse canal direto com os fãs. Apesar de sete anos da partida do meu pai, as redes seguem com interação como se ele fosse vivo”, explicou Roberto Rossi. 

De muitas mil maneiras que podemos perpetuar a lembrança de Rossi nas nossas vidas, as mais recentes são o título concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) de Patrono do Brega e a construção de uma estátua sua, em tamanho real, assinada por Demétrio Silva, no Largo de Santa Cruz, bairro da Boa Vista. O cantor de “Leviana” se junta a artistas como Science e Capiba no Circuito da Poesia do Recife. 

O cantor fez história na música pernambucana e eliminou o sentido pejorativo da palavra “brega”. Reinventou, conseguiu agregar novos instrumentos, melodias e trouxe originalidade. Hoje, o ritmo é Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco e, com toda certeza, a coroa sempre será do folclórico Rei Rossi. (Fonte: Maysa Sena-Folha de Pernambuco)

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ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA VAI ACONTECER NA PRIMEIRA SEMANA DE JANEIRO 2021

 

Como vem ocorrendo a vários anos no mês de janeiro, o Encontro dos Profetas da Chuva 2021 já tem seu cronograma de realização em planejamento pelo Centro de Formação Mandacaru, o primeiro encontro nos tempos de pandemia. Justo por conta da pandemia, o evento será realizado no formato vídeo conferência, pois sempre reuniu além dos profetas e profetizas, convidados e um público bem fiel que se identifica com o movimento de prever as chuvas observando os sinais enviados pela natureza.

Por conta de ser um evento que reúne público e os tempos atuais não permitirem aglomerações de pessoas será então necessário sua realização por vídeo conferência. “Uma das grandes vantagens de podermos realizar o encontro dos Profetas nesse formato de live, é que agora podemos chegar num público ainda maior”, afirma Adeodata dos Anjos, uma das pessoas do Mandacaru a frente do evento.

O encontro dos Profetas da Chuva estar agendado para ser realizado na segunda semana de janeiro de 2021. Nele agricultores e agricultoras podem relatar suas experiências de observar plantas e pequenos animais e o que seus sinais dizem sobre a vinda das chuvas para a sua região. Segundo os profetas a natureza sempre manda recados antes da chuva chegar. O que ajuda no planejamento do plantio dos roçados e quintais produtivos dessas famílias.

Os Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam o fenômeno La Niña vai influenciar também as chuvas na pré-estação. "Queremos salientar, que todos estes prognósticos refletem meramente a cultura do nosso povo nordestino, sem nenhum fato comprobatório da ciência. Desde já agradecemos todos nossos amigos seguidores".

O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, entidade filantrópica, constituída em 30 de novembro de 1991, tem sua sede a rua Monsenhor Uchoa, nº 270, na cidade de Pedro II, estado do Piauí.

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