PROCISSÃO DAS SANFONAS DE TERESINA CONQUISTA PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA

A Procissão das Sanfonas de Teresina conquistou o Prêmio Profissionais da Música (PPM). A solenidade virtual de premiação foi realizada nesse domingo (7), diretamente do Estádio Nacional de Brasília "Mané Garrincha". O PPM é considerado uma das maiores e a mais abrangente das premiações do setor musical do Brasil.

Na 6ª edição do evento PPM, foram premiados os escolhidos das 105 categorias subdivididas nas modalidades Criação, Produção e Convergência. Destas categorias, 97 englobavam os 482 finalistas selecionados entre os 2228 inscritos mais votados em três etapas. 


A Procissão das Sanfonas de Teresina concorreu na modalidade Criação e Categoria 'Som na Rua'.

A edição 2021 contemplou, ainda, 8 categorias com 40 finalistas indicados a partir de 160 indicações feitas por 20 profissionais do Conselho Sensorial do Prêmio Profissionais da Música, criado ao longo da pandemia.

Anualmente realizada em Teresina, a Procissão das Sanfonas, teve em agosto de 2020, pela primeira vez, uma edição virtual. Essa edição concorreu ao Prêmio. O evento, promovido nesse formato devido à pandemia do novo coronavírus, foi divulgado nas mídias sociais da Colônia Gonzaguiana do Piauí, organizadora do evento.

Realizado há 13 anos, o cortejo cultural exalta o legado de Luiz Gonzaga. O evento acontece sempre no dia 2 agosto – data da morte do Rei do Baião. Tradicionalmente, a festividade leva nesse dia, a música nordestina para as ruas do Centro de Teresina-PI. Em 2020, a edição mobilizou músicos, cantores e fãs de Luiz Gonzaga para homenagear também Maria da Inglaterra e Sivuca. Em um videoclipe, os forrozeiros apresentaram "Maria passa na frente". A música homenageava Maria da Inglaterra, compositora piauiense que faleceu em 2020, e o multi-instrumentista Sivuca, que completaria 90 anos, à época. A composição do músico Vagner Ribeiro, criada especialmente para a Procissão, com arranjos de José Roraima, falava ainda da saudade dos encontros entre as pessoas.

O professor Wilson Seraine, um dos organizadores da Procissão, fala sobre a importância da Premiação. "Este Prêmio revela a dedicação da Colônia Gonzaguiana para adaptar e manter suas atividades culturais, em meio às restrições sanitárias impostas pela pandemia. É, também, um reconhecimento nacional de um trabalho realizado há 13 anos em nosso Estado. Agradeço a cada pessoa que votou e participa dos eventos que promovemos. Agradeço ainda a todos que integram a Colônia e contribuem para nossa missão de fortalecimento das tradições culturais nordestinas", pontua Wilson Seraine.

A Colônia Gonzaguiana do Piauí é um grupo formado por fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores. As manifestações realizadas pela Colônia já integram o calendário de atividades culturais do Piauí.

Nesta edição do Prêmio, ao slogan "Do Analógico ao Digital, Viva o Direito Autoral", somou-se outro por força das circunstâncias: "De Brasília para o Mundo, 100% online".  O PPM de 2021 homenageou três personalidades femininas. Representando os pilares Produção e Convergência, a 1ª noite de premiação destacou a contribuição da instrumentista e professora de música Odette Ernest Dias e da radialista/jornalista Patrícia Palumbo para a música brasileira. A segunda noite de premiação, representando o pilar Criação, homenageou a cantora Cássia Eller. 

O público do evento, formado pelos mais diversos agentes, artistas e profissionais do mercado que envolvem a música, participou de uma extensa programação entre os dias 3 e 7 de novembro. (Fonte: Piauí Hoje) 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário