IPHAN OFICIALIZA PROCESSO PARA REGISTRAR O FORRÓ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou a abertura do processo administrativo para registrar as "Matrizes Tradicionais do Forró" como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A proposta, apresentada pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebeu endosso da Superintendência do Iphan no estado, além de um abaixo-assinado com participação de 423 forrozeiros de todo o país.

De acordo com o documento, a justificativa para a abertura do processo é o reconhecimento do Forró como "forma de expressão multimodal, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança" no âmbito da cultura popular.


"O forró, assim como o choro, o frevo e o samba, definiu-se nos bailes e festividades populares, num ambiente de ampla participação e de contatos físicos e culturais", ressalta a proposta.

Com a publicação no Diário Oficial da União , foi aberto o prazo de 30 dias para manifestações de interessados. Após esse período, haverá votação no Conselho Consultivo do Patrimônio no dia 09 de dezembro.

FÓRUM DO FORRÓ: A Paraíba será palco mais uma vez de um dos maiores eventos de forró de raiz do país. A capital João Pessoa recebe, de 13 a 15 dezembro, o IV Encontro Nacional de Forrozeiros  e 3º Edição do Fórum Nacional de Forró de Raiz. Na oportunidade acontece a entrega do  título Forró Patrimônio Imaterial Brasileiro.

A programação acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa, Paraíba e será realizado em homenagem a Genival Lacerda. Participam do evento cerca de 14 estados brasileiros. 

O IV Encontro Nacional de Forrozeiros reúne artistas, detentores dos conhecimentos das matrizes do forró, e membros das comunidades forrozeiras de todo o país, além de produtores culturais, comunicadores, pesquisadores, gestores de instituições culturais públicas e privadas. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário