Lula, Dia de São José e o Rio São Francisco

Domingo dia 19 de março de 2017. Dia de São José. No rádio a voz de Luiz Gonzaga entoa "A Triste Partida", autoria do cearense poeta Patativa do Assaré... Ainda madrugada milhares de brasileiros chegam ao município de Monteiro, Paraíba.

Lula emocionado lembra quando viveu no Nordeste. Vestido de vermelho Lula pega um chapeu. Em lágrimas molha as mãos e rosto, faz o simbolismo do banho com as aguas do Rio São Francisco. Com uma voz mais nordestina agradece a presença do Povo!

"A transposição foi alvo de incompreensão e virulentos ataques. Não foram poucos os que a consideraram obra faraônica e inútil. Mas agora, após dez anos e 500 quilômetros de canal, o sonho vira realidade".

A transposição das águas do São Francisco, o rio da integração nacional, com a finalidade de amainar os efeitos da seca, é um projeto que remonta ao Império. Dom Pedro II, após a devastadora estiagem de 1877, prometeu até a última joia da Coroa para que nenhum nordestino morresse mais de fome.
 

Dom Pedro perdeu o trono, a República nasceu, e mais de um século se passou sem que nada fosse feito. Foi a chegada de Lula a presidência do Brasil que retirou o projeto da gaveta e o transformou numa realidade para mais de 12 de milhões de brasileiros em 400 municípios de quatro estados.
 
E mais: "Queiram ou não queiram foi o ex-presidente Lula quem permitiu filho de pobre estudar Medicina; quem multiplicou universidades pelo País afora; quem possibilitou pobre andar de avião; quem aumentou e valorizou o salário mínimo do Brasil; quem pagou a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que vivia aqui dentro dando ordens. Isso só para citar algumas das conquistas do povo brasileiro nos governos do ex-presidente Lula", discursa Silvio Costa.

Então, não adianta tentar apagar nem da História, nem da mente do povo nordestino: a transposição do São Francisco estará eternamente ligada a Lula e a Dilma por terem transformado um sonho secular em realidade...quanto ao atual governo Michel Temer, vi um nome numa placa, que o tempo vai cuidar de ser apagada pela poeira e pelo sol do Sertão, isto é suficiente para dar conta de sua dimensão política.

Foi assim que eu vi e aqui reproduzo...

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário