Pesquisa aponta a cidade de Areia, Paraíba, um dos melhores destinos turísticos

O Ministério do Turismo indicou a cidade paraibana de Areia como um dos destinos para os turistas que desejam fugir do calor neste verão. O MTUR ressaltou que para quem não é fã de sol, mas quer curtir o verão pode desbravar lugares com climas frios no Brasil, inclusive no Nordeste do país e entre as cidades nordestinas com estas características, o Ministério do Turismo destaca Areia como o primeiro destino.

Na lista aparecem Gramado, Canela, Petrópolis, Teresópolis, Foz do Iguaçu, Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão e Blumenau. No Nordeste as sugestões são Areia (PB), Gravatá, Garanhuns e Triunfo (PE), Vitória da Conquista e Piatã (BA), Guaramiranga (CE) e Martins (RN).

A cidade de Areia fica no Brejo da Paraíba, rodeada de matas verdes e uma serra que promovem clima frio e brisa perene. A cidade tem mais de 170 engenhos de cana de açúcar catalogados e é forte também na produção de cachaça. A região é permeada de açudes e fontes de água limpa. É possível explorar o turismo de aventura em trilhas na Mata do Pau Ferro, a única georreferenciada da Paraíba.

?Areia é Patrimônio Nacional Histórico e Cultural. Foi em Areia que nasceu Pedro Américo, pintor do quadro Independência ou Morte, também conhecido como O Grito do Ipiranga. Os turistas podem conhecer um pouco da história do artista na Casa Museu de Pedro Américo.

A cidade histórica tem muito para mostrar como a Igreja do Rosário dos Pretos, já que o local cheio de engenhos vivenciou a escravidão. Areia foi a única cidade da Paraíba a ter execuções na força em praça pública.

O lugar também foi o primeiro do estado a contar com um teatro, o Teatro Minerva, preservado até os dias atuais nos mesmo moldes de antigamente, com um pequeno espaço para o público em poltronas de madeira e camarote circular em dois andares em volta da assembleia.

A cidade tem hotéis, pousadas e na zona rural há hotéis fazendas para os turistas. São dezenas de restaurantes e produção de pratos e produtos típicos da região como as guloseimas da Casa do Doce. A cidade é forte produtora de cachaça e rapadura e os museus locais resgatam a história da produção da cachaça e da rapadura.

 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário