Xico Bizerra: és um Escorpiano Poeta Cantador e Danado

SE TU QUISER
    EU INVENTO UM VENTO PRA VENTAR AMOR,
    UMA CHUVA BEM CHOVIDA PRA CHOVER PÉ DE FULÔ
    PRA TU FICAR CHEIROSA E VIR DANÇAR MAIS EU
    SE TU QUISER
    EU POEMO UM POEMA BEM CHEIO DE RIMA,
    EU ACENDO A ESTRELA MAIS BONITA LÁ DE CIMA,
    FAÇO TUDO QUE PUDER PRÁ TU FICAR MAIS EU

    SE TU QUISER
    EU CRIO UM SENTIMENTO PRÁ GENTE SE AMAR,
    DESCUBRO UM JEITO NOVO DE TE ABRAÇAR,
    TE BEIJO COM UM BEIJO QUE NINGUEM NUNCA BEIJOU,
    SE TU QUISER
    BASTA SÓ TU ME DIZER QUE EU VIREI CORRENDO,
    É SÓ ME AVISAR QUE TU TÁ ME QUERENDO,
    E O MUNDO VAI SABER O QUE É UM GRANDE AMOR.
 
“ - Desembuchei no mundo numa cidade cearense chamada Crato, nos calcanhares da Serra do Araripe, avizinhada, parede-e-meia, com o Pernambuco. Por aquelas bandas, se nasce sentindo as baforadas do baião, se toma mingau com gosto de xote, a chupeta já vem melada com o açúcar do xaxado. Além do mais, ao sair do bucho da mãe, já bate nas ‘oiça' da gente um violeiro, um cantador ou um cego de feira, do outro lado da calçada, cantarolando Gonzagão. Como não se apaixonar pelo rei Lua? Assim, fui balançado na rede ouvindo o acalanto Gonzagueante e sentindo no pau da venta o cheirinho bom da terra do sertão. Para completar, minha mãe tocava bandolim, quando não tava namorando com meu pai. Daí, o gosto pela música, conseqüência de uma relação quase umbilical.-
 

...Assim, Xico Bizerra se descreve Xico Bizerra, o cearense do Crato quee está radicado no Recife desde o final dos anos 60, onde veio estudar e trabalhar. Xico é desses caboclo que digo ser um verdadeiro Cantador Danado e Poeta. É um dos mais conceituados compositores da música brasileira/universal e não faz concessões aos modismos.

Sua música vem-se revelando moderna e possui a essência de seus mestres inspiradores e se atualizar do ponto de vista melódico-musical, incorporando novos elementos à sagrada trindade sertaneja formada pela sanfona, zabumba e triângulo. A capacidade produtiva, aliada à qualidade de sua obra, fez de XICO, inobstante a exigüidade da carreira, o Compositor  mais gravado nos últimos 10 anos. Mais de 350 artistas diferentes, tanto Nordestinos como de outras regiões, gravaram músicas do Poeta. Para se ter uma idéia, sua música SE TU QUISER, lançada em 2003, já tem mais de 200 regravações, inclusive uma versão em inglês - IF YOU WANT.

Dentre os vários nomes que já interpretaram canções de XICO podemos citar Marinês, Dominguinhos, Amelinha, Elba Ramalho, Xangai, Trio Nordestino, Maria Dapaz, Quinteto Violado, Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Alaíde Costa, Frank Aguiar, Nena Queiroga, Maciel Melo, Flávio José, Santanna, Irah Caldeira, Cristina Amaral, Nádia Maia, Sevy Nascimento, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho, Adelmário Coelho, Arlindo dos 8 Baixos, Chiquinha Gonzaga, André Rio e Dalva Torres, dentre muitos outros.

De destacar-se, também, a preocupação de XICO com o apoio e incentivo aos novos músicos e intérpretes que se inserem no cenário musical por entender ser a esta a forma de manter viva a cultura e a tradição. Entende XICO, e isso reafirma sempre em suas entrevistas, que esse pessoal novo é o responsável pelo "aguamento da semente que um dia "seu" Luiz plantou". Gente como Dudu do Acordeon, Ilana Ventura, Jorge Neto, Perkata de Couro, Território Nordestino, dentre muitos outros, já gravaram músicas suas.


Parabens Xico Bizerra- Poeta Escorpiano Danado e Cantador
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário