Pássaro Soldadinho do Araripe alerta para o valor da preservação ambiental

A Floresta do Araripe esconde uma raridade: o pássaro Soldadinho do Araripe. Os ornitólogos descobriram que o soldadinho-do-araripe é um termômetro da qualidade da água. E o fato de ser tão raro serve de alerta. "Toda espécie ameaçada de extinção traz uma mensagem. A mensagem que o soldadinho está nos trazendo é justamente que nós temos de cuidar melhor da água".

Soldadinho-do-araripe ( Antilophia bokermanni ) é o pássaro mais ameaçado de extinção do planeta, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A espécie, que vive na Caatinga, está ameaçada por causa da perda e degradação do seu hábitat e do tráfico ilegal.

O risco de desaparecimento do soldadinho-do-Araripe, um pássaro endêmico do Ceará e que vive em uma região conservada de Mata Atlântica encravada no semi-árido do estado, movimenta ambientalistas e instituições federais de preservação.

Eles estão envolvidos no Plano de Ação Nacional, que tem como meta Conservação da Reserva Ambiental que buscar proteger os animais, os  rios e ajudar no combate ao desmatamento. Segundo Weber Girão, coordenador do projeto de proteção, existem aproximadamente 300 exemplares do soldadinho-do-Araripe nas proximidades da cidade de Crato.

“Esses exemplares vivem na Chapada do Araripe, região onde existem cerca de 300 nascentes de água, habitat dessas aves e onde são feitos os ninhos. Entretanto, devido ao mau uso dos recursos hídricos, tais fontes estão sumindo, prejudicando o soldadinho-do-Araripe”, afirma.

Girão complementa que uma em cada quatro aves desta espécie desapareceu da natureza devido ao desmatamento e a canalização das nascentes. “Eles perderam o habitat e sua classificação está no nível criticamente em perigo”, disse.

Original de 2006, o plano nacional foi revisado e tenta envolver a sociedade para conservar uma área de 31 km² de Mata Atlântica existente entre as cidades de Crato, Barbalha e Missão Velha.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário