Seminário vai comemorar 40 anos da Comissão Pastoral da Terra

Em comemoração aos 40 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro, Bahia, será realizado no dia 18 de novembro, das 9 às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, o Seminário “40 anos de Luta pela Terra: da Barragem de Sobradinho aos Parques Eólicos”. Durante todo o dia, serão discutidas diversas temáticas relacionadas ao trabalho da pastoral, como os conflitos de terra e a luta dos trabalhadores do campo para viverem dignamente em seus territórios. A CPT foi criada pelo falecido bispo Bom José Rodrigues, com o objetivo de auxiliar e assessorar as famílias atingidas pela barragem.
 
Segundo Marina Rocha, integrante da CPT, a ideia desse seminário surgiu devido ao aumento dos conflitos de terra na região e a necessidade de dar visibilidade a esses problemas, sobretudo à luta dos camponeses. “Espera-se que a partir da fala dos camponeses sobre a sua realidade e a partilha de suas experiências de luta em todos os cantos da Diocese, e ampliado com a contribuição dos assessores, que a luta fique mais fortalecida e que haja mais sensibilidade e apoio por outros setores da sociedade“, reforça.

Nesses 40 anos, a CPT de Juazeiro vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento e assessoria dos trabalhadores do campo e a luta pelos direitos a terra, água, cultura e uma vida digna nas comunidades tradicionais como os fundos de pasto, quilombolas e ribeirinhas.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário