Jogos Olímpicos, Música da melhor qualidade, desafios e vitórias

O filósofo Nietzsche afirma que  “a música nos oferece momentos de verdadeiro sentimento”, pois “só a música colocada ao lado do mundo pode nos dar uma idéia do que deve ser entendido por justificação do mundo como fenômeno estético” e que “a vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”.

Schopenhauer dizia que "a música é a representação mais pura de todas as vontades, de todas as emoções".

A música permite que a criança brinque dentro de nós; que o monge dentro de nós reze; que o jovem dentro de nós dance e que o herói dentro de nós supere todos os obstáculos, ou quase todos...

Nestas citações, percebe-se o quanto a filosofia atribui à música a importância para o pensamento e para a vida e se relaciona à afirmação da existência humana.

O encerramento da Olimpíada 2016 foi marcado quando destacou a boa música e os vários aspectos da cultura brasileira.

Teve destaque até para Maciel Salú e sua rabeca. A memória e valor cultural de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro fizeram o mundo se emocionar e dançar.

No repertório Chiclete com banana (de Jackson do Pandeiro), O canto da ema (de Alventino Cavalcanti, Aires Viana e João do Vale, A cantiga do sapo (de Jackson do Pandeiro e Buco do Pandeiro, Asa Branca-Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga e Sebastiana (de Rosil Cavalcanti).

O cantor e compositor recifense Lenine fez uma versão de Jacksoul brasileiro.

A cerimônia, com direção geral de Rosa Magalhães, Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thoma, homenageou à Serra da Capivara e à arte rupestre. O artesanato foi celebrado com a tradicional Mulher rendeira, entoada pelas Ganhadeiras de Itapuã, de Salvador (Bahia).

O Grupo Corpo, de Belo Horizonte, dançou o xote Xiquexique, de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik. Após a performance de dança contemporânea, a mais famosa canção de Luiz Gonzaga, Asa branca, foi tocada em gravação do próprio Rei do Baião e dançada por voluntários com figurino em alusão à cerâmica e à arte do Mestre Vitalino.

E assim o Brasil ganhou medalha de Ouro na categoria melhor música.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário