Crato-Ceará: Pedro Lucas, 10 anos cria Museu para homenagear Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

No programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga de sábado 16 de janeiro através da Rádio Cidade am 870, via internet www.radiocidadeam870.com.br, você vai conhecer Pedro Lucas, 10 anos, morador do Distrito de Dom Quintino, localizado no Crato, Ceará, que criou o "Museu Luiz Gonzaga".

Ele conta que em 2013, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Museu em Exu (PE). Ao voltar para a sua casa deu vazão à admiração que nutre por Luiz Gonzaga: ele cria um museu dedicado ao Rei do Baião, na casa em que sua falecida bisavó morava, vizinha à dele.

O Museu está localizado na rua Rua Alto da Antena, no distrito de Dom Quintino. No acervo cerca de 100 objetos que recriam a época em que Luiz Gonzaga viveu. Pedro Lucas guia as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton, de 8 anos. Além de discos, rádios, ferramentas de trabalho e utensílios, partes do universo cantado por Luiz Gonzaga.

A paixão pela música de Luiz Gonzaga, Pedro Lucas conta ter surgido mesmo quando ouviu “Numa Sala de Reboco”, composta por José Marcolino. "Gostei tanto da música que passei a cantá-la frequentemente". Então ganhou um CD de Luiz Gonzaga."Ai eu ouvi várias vezes e fui cada vez mais ficando apaixonado por tudo que Luiz Gonzaga Canta", revela Pedro Lucas.

Com os pés no chão e olhos nas estrelas Pedro Lucas, filho de agricultores,  tem consciência dos desafios que tem pela frente e afirma: "a iniciativa não vai parar. Vou estudar muito e pretendo concluir um curso superior e conciliar a profissão com a sanfona, instrumento que tem o sonho de aprender a tocar".

"O objetivo maior é incentivar que nossa cultura não pode morrer", finaliza Pedro Lucas.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário