A cachaça, paixão de brasileiro, Chico Cesár e por onde andará Maria da Paixão do Amor Maior

Sou apreciador de uma dose (lapada) de uma boa cachaça. Deixo bem claro aqui que principalmente Valorizo o consumo moderado e inteligente da cachaça (e de qualquer outra bebida alcoólica). O objetivo aqui é apresentar a cachaça como identidade cultural do povo brasileiro. A primeira destilação de cachaça data de 1532.

O imaginário é tão importante que todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

Por tudo isto na cidade de Salinas a 631 quilômetros de Belo Horizonte, a cachaça é uma das principais bases econômicas. Para homenagear a importância do destilado na região foi inaugurado o Museu da Cachaça de Salinas. Detalhe: 21 de maio é dia da Cachaça Mineira

Em Salinas está a mais saborosa e marcante cachaça: a centenária Havana cuja garrafa chega a custar até 900 reais. Salinas é o único lugar do Brasil que oferece curso de nível superior relacionado a Cachaça.

Todavia, quando o assunto é cachaça meu paladar bate mesmo é pelas cachaças lá da Paraíba...Jorge de Altinho, num de seus versos musicado diz que tem um segredo que a gente  guarda calado, tem amor que a gente guarda no pensamento, tem carinho que guardamos no peito e tem um beijo mais gostoso que os demais e tem moça que endoida qualquer poeta...boêmio cachaceiro!

Pois bem, não guardo sigilo. Minha cachaça preferida é a Serra Limpa. Garrafa com uma produção limitada e orgânica. Já visitei a propriedade do Engenho Imaculada Conceição, na cidade de Duas Estradas onde é feita a cachaça Serra Limpa.

Cá prá nós, é a cachaça preferida do ex-presidente Lula. E mais o meu amigo Antonio Inácio, proprietário do Engenho, presenteou o Papa Bento XVI. É a cachaça preferida do meu amigo vaqueiro aboiador Antonio Joventino e da bela, belissima flor de formosura Maria da Paixão do Amor Maior.

E você Maria por onde andas?
Estou pensando em você...
Será que vela como eu ?
Será que chama como eu ?
Será que pergunta por mim ?
Se a voz da noite responder
Onde estou eu, onde está você
Estamos cá dentro de nós
Sós...

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário