Epttc promove palestras e blitz durante semana do trânsito

A Semana Nacional de Trânsito 2014,  teve prosseguimento nesta segunda-feira 22,  no auditório do Senai. Deiverson Gernonimo, Policial Rodoviário Federal, empresário Paulo da Honda e Jilmar Barros, coordenador de educação da Empresa Petrolinense de Trãnsito e Transporte Coletivo-EPTTC, realizaram uma palestra com o tema: o jovem e o trânsito.

A campanha acontece anualmente, de 18 a 25 de setembro e o tema nacional é  “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Numa abordagem corpo a corpo, os educadores conversam com condutores e pedestres sobre a importância do respeito das regras do trânsito  e distribuem material educativo. Nos dias 23 e 24 acontecerão blitz e panfletagens na cidade.

Em Petrolina, a Semana Nacional de Trânsito, elaborada pela Prefeitura através da EPTTC será marcada por atividades educativas nas ruas com realização de blitz e panfletagens.

Segundo o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro,  “a discussão em torno da segurança do pedestre chega num momento em que a Petrolina ultrapassa a marca de mais de 110 mil veículos registrados e é preciso criar e discutir alternativas que garantam a mobilidade urbana e a segurança do pedestre, que fica cada vez mais vulnerável entre tantos veículos”.

A  engenharia de trânsito da EPTTC, Paula Lopes  lembra que “o pedestre também deve estar atento ao próprio comportamento do trânsito, evitando correr ou usar o telefone celular".

De acordo com a  Polícia Rodoviária Federal a imprudência, a falta de respeito às Leis de Trânsito e a falta de atenção dos motoristas continuam liderando as causas dos acidentes graves.

 Levantamento do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco aponta que, no período de treze anos (2001/2014), os números de pessoas mortas e feridas sobre duas rodas  aumentaram. São mais de 15 mil pessoas que morreram em Pernambuco vitimadas por acidentes envolvendo motocicletas. No País o número é de quase 50 mil pessoas por ano.

O encerramento da Semana do Trânsito em Petrolina está marcado para acontecer no dia 25 sexta-feira com uma palestra no IF-Sertão.

Ascom-EPTTC-Foto: Gilson Santos
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário