Tempo seco deixa Petrolina com clima de deserto

Pelos parametros da Organização Mundial da Saúde-OMS, a umidade relativa do ar abaixo de 12% é classficada como estado de emergência, alerta.

Oficialmente em Petrolina a temperatura foi de 39º. Mas a sensação térmica foi acima de 45 graus na sombra.

 O ar seco traz grandes consequências para a saúde, que vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórias. A prevenção é o melhor remédio.

Os médicos destacam que crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema respiratório são os grupos mais vulneráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

Dicas: Ingerir bastante líquido, Não fazer exercícios físicos entre as 10h e 17h, usar  um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir.  Lave as narinas com soro fisiológico.

Ano passado Petrolina registrou  um nível de umidade comparável ao deserto do Saara, próximo aos  10% de umidade relativa do ar.

De acordo com a nutricionista Ana Paula Souza, é fundamental o consumo de líquidos para evitar a desidratação durante os períodos de seca. “Eu sempre recomendo que as pessoas bebam bastante água, mesmo sem sentir sede, pois quando a boca está seca já significa que começou o processo de desidratação”, disse.

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis e ricos em líquidos ajuda quando o assunto é hidratação. “É importante consumir saladas e frutas como melão e melancia, que são ótimos hidratantes naturais”, falou a médica, que ainda fez um alerta para outras bebidas que podem ser menos benéficas.

“Não oriento as pessoas a consumirem muito chá, refrigerantes, pois estas bebidas são diuréticas e não são tão eficazes para combater a desidratação”, avaliou.

Para substituir estas bebidas, é indicado o consumo de suco de frutas, principalmente os naturais.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário