LUIZ ROSA, APRENDEU TOCAR SANFONA QUANDO SE APOSENTOU E DIZ QUE LUIZ GONZAGA TOCA A ALMA DO POVO

‘’Sanfona Brasileira toca a alma da gente’’. A frase de Dominguinhos, um sanfoneiro que deixou saudades nos meios musicais, principalmente do caboclo do sertão, permanecerá viva na mente de todos por muito tempo. É o que promete o aposentado Luiz Rosa, sanfoneiro e proprietário da Casa dos Artistas em Petrolina, Pernambuco.

Luiz Joaquim Rosa nasceu em Floresta, Pernabuco. Apaixonado pela origem de agricultor e pela região sempre ouviu a voz e os baiões de Luiz Gonzaga. Despertou que tinha vocação para ser tocador de sanfona. "Fiquei aposentado e resolvi aos 60 anos aprender tocar sanfona. Hoje já faço forró é so chamar que junto com a sanfona, zabumba e triangulo, a animação está garantida", diz Luiz Rosa.

Detalhe:  Luiz Rosa se tornou professor de aula de sanfona. "Nós sanfoneiros fazemos uma roda e vamos ensinando os acordes, e o principal incentivo é quando temos crianças e jovens interessadas na arte da sanfona". Na casa dos artista o aprendiz não paga."O objetivo é manter principalmente para os mais jovens a tradição de tocar sanfona e valorizar Luiz Gonzaga, Dominginhos", ressalta Luiz Rosa.

Na casa dos artista já existe mais de 80 sanfonas. "Na verdade é uma coleção de sanfona. Temos até uma sanfona de 8 baixos, a origem de todo forró brasileiro, a famosa sanfona pé de bode", conclui Luiz Rosa. 

Nas gravações realizadas em Exu, durante os festejos dos 70 anos da música Asa Branca, Luiz Rosa foi um dos sanfoneiros em destaque do documentário. Ele também participou do Clisertão 2018=Congresso de Literatura, Leitura e Linguagens do Sertão

Os interessados podem se inscrever e agendar as aulas na Casa dos Artistas, das 7h30 às 14h e das 14h às 16h30, que fica na Rua Engenheiro Valmir Bezerra, centro de Petrolina,  fone watsap 87996085740.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário