JACKSON DO PANDEIRO, O REI DO RITMO

Com sua interpretação gingada de um repertório composto de cocos, frevos, xotes, Jackson do Pandeiro foi um dos principais nomes da era de ouro da música brasileira. Jackson do Pandeiro nasceu José Gomes Filho em 1919, no município de Alagoa Grande (PB). O pai, José Gomes, era oleiro. A mãe, Flora Mourão, cantora de cocos em batizados e casamentos. Ainda garoto, já acompanhava a mãe, tocando zabumba.

O apelido veio do ator americano Jack Perrin, de quem era fã: de Zé Jack, evoluiu a Jackson do Pandeiro. Ele tocava todo tipo de instrumento para se acompanhar cantando em saraus, serestas, depois orquestras em cabarés e rádios.
Jackson se apresentava em dupla com Rosil Cavalcanti, sob o nome Café com Leite, quando cantou o coco "Sebastiana", do parceiro, em 1953. O sucesso foi imediato.

Contratado pela gravadora Copacabana, gravou série de discos que espalharam sua influência e se tornaram sucesso nacional, com músicas como "1x1", "Forró em Limoeiro" e "17 na Corrente", além de "Sebastiana".

Na época, formou dupla com Almira Castilho, com quem se casou e cantou junto por muito tempo.
Jackson continuou ativo -e influenciando novos artistas- até a morte, decorrente de um coma diabético, em 10 de julho de 1982.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário