A cidade de Exu, berço cultural de Luiz Gonzaga, se prepara para receber, entre os dias 05 e 07 de fevereiro de 2026, o Festival Mulheres no Forró, evento pioneiro na região ao apresentar uma programação artística 100% feminina. O festival surge para celebrar, valorizar e dar visibilidade ao protagonismo da mulher no forró, gênero fundamental da cultura nordestina.
O festival integrará ações afirmativas à sua programação. O objetivo é promover conscientização, divulgando amplamente os canais de denúncia e informações sobre prevenção ao feminicídio e ao combate à violência contra a mulher, reforçando o compromisso social do evento.
Esta primeira edição do Festival Mulheres no Forró faz uma homenagem (In Memorian), a Sra. Maria Morena, figura proeminente na cultura do Exu.
Segundo a presidente do Coletivo Exu Criativo, Marlla Teixeira, a iniciativa é um marco. "O Festival Mulheres no Forró nasce para corrigir uma invisibilidade histórica. Dar à luz, no coração do Sertão, um palco onde apenas mulheres brilham é uma forma poderosa de valorizar nosso protagonismo, nossa arte e nossa força na construção desta cultura. Este festival é um ato de reconhecimento e um farol para as futuras gerações de artistas", afirma.
O Presidente da Associação Serra Cultural, Henrique Brandão, reforça o caráter pioneiro do evento. "Temos a honra de realizar na terra de Luiz Gonzaga o primeiro festival da região com uma grade 100% feminina. Mais do que uma sequência de shows, é uma afirmação cultural. Esta iniciativa vai agregar um novo e fundamental capítulo na valorização das mulheres no forró e na cultura nordestina como um todo, mostrando a diversidade e a potência da nossa música", destaca.
Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas ao público. A programação está estruturada em oficinas, debates e shows, promovendo uma imersão cultural.
Dia 05/02 (Escola Municipal Josefa Cândida):
09h – Oficina de Sanfona com Écore Nascimento.
10h – Oficina de Canto com Madame Forró.
Dia 06/02 (Câmara de Vereadores do Exu):
14h – Mesa de Debates com artistas e autoridades para discutir "O protagonismo feminino e os rumos do forró".
Dia 06/02 (Estátua de Luiz Gonzaga – Em frente ao Parque Aza Branca):
20h – Noite de Shows com Caminhada das Sanfonas, Hanna Camilly, Camylla Ferreira, Natália Gomes, Fabíola Leite e Sarah Leandro.
Dia 07/02 (Estátua de Luiz Gonzaga – Em frente ao Parque Aza Branca):
· 20h – Noite de Shows com Madame Forró, Écore Nascimento, Júlia Lorena, Monique D’ângelo, Izabelly Diniz e Gabi Cysneiros.
Importante: Todos os shows contarão com tradução em Libras, garantindo acessibilidade. O festival também orienta o público sobre a importância da preservação ambiental, solicitando a correta destinação de resíduos durante os dias do evento. Haverá coleta seletiva de resíduos.
Realização e Incentivo-O Festival Mulheres no Forró é uma realização do Coletivo Exu Criativo, do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil, com produção da Associação Serra Cultural. O evento conta com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Banco do Nordeste.
0 comentários:
Postar um comentário