JOÃO JOSÉ OLIVEIRA: SOMOS TODOS MST-MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Por que sou MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra? Pau-brasil, depois cana-de-açucar, depois ouro, depois café,  agora soja, minério, celulose... desde quando o Brasil foi invadido e ocupado por outros, o Brasil continua produzindo para outros. O brasileiro, o povo brasileiro em sua ampla maioria (não falo daquele 1% que detém mais da metade da riqueza patrimonial dessa Nação) era e é apenas braço para produzir -- até ser descartado. Você também,  meu amigo, classe média: somos descartáveis nesse modelo econômico.

A alternativa a esse modelo que se reproduz há meio milênio passa por  uma organização econômica voltada para o brasileiro.  

Em 40 anos, o MST somou 400 mil famílias assentadas hoje que produzem alimentos ( alimentos de verdade: arroz, feijão,  hortaliças, frutas, vendidas aqui dentro para alimentar brasileiros; e nao milho e soja para engordar porco e frango pra exportar carne pra o restante desse planeta).

São 160 cooperativas, 120 agroindústrias e 1900 associações espalhadas pela maior parte dos estados brasileiros, desenvolvendo tecnologias para uma produção sem transgênicos nem agrotóxicos, e formando novas gerações de brasileiros cidadãos. O MST é também 120 escolas de ensino médio, 200 escolas de ensino fundamental completo e mais de 1 mil escolas de ensino fundamental para os anos iniciais, espalhadas em 24 estados em zonas rurais em que o Estado brasileiro não chega. 

O MST é um movimento BRASILEIRO que oferece, por meio de exemplo real, uma alternativa VIÁVEL de engrenagem econômica não excludente. 

O MST ocupa terras? Sim! Terras largadas, áreas improdutivas, posses daquele 1% que tem mais da metade da riqueza patrimonial desta Nação; ou terras que foram ocupadas, na marra e na arma, por coronéis e senhores feudais desde sempre.

(E vamos ser realistas: aquele 1% não vai por livre e espontânea vontade abrir mão do latifúndio que possui, concorda? Conquistas populares têm esse nome porque é isso: CONQUISTA!

O MST OCUPA; o MST não invade. Quem invadiu (e invade ainda hoje, vide casos de madereiros no Norte), é aquele 1% que tem mais da metade desse País.

O MST ocupa para assentar BRASILEIROS para produzir alimentos e cidadãos BRASILEIROS.

#soumst porque sou brasileiro 

Simples assim.

Fonte: João José Oliveira-Jornalista com mais de 25 anos experiência, formado na Universidade Metodista de São Paulo, com passagens por Valor Econômico, Bloomberg News, GloboNews, Gazeta Mercantil, DCI, Diário do Grande ABC e Diário Lance!. Atuou como repórter, editor e âncora. Atualmente, repórter de economia no UOL. Especialista em coberturas de economia e negócios, mercados financeiros, investimentos e finanças pessoais, sistema financeiro e bancos, aviação, turismo e viagens.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário