ZÉ DANTAS SE VIVO FOSSE COMPLETARIA 97 ANOS

Se vivo fosse José de Souza Dantas Filho, O compositor Zé Dantas, completaria 97 anos de existência física. Nascido no dia 27 de fevereiro de 1921, a cidade de Carnaíba de Flores, Pernambuco, Zé Dantas, foi um dos mais importantes parceiros de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião gravou 52 músicas do médico Zé Dantas.

Zé Dantas, faleceu há 56 anos, estava com apenas 41 anos. É o compositor que mais clássicos escreveu para  à música brasileira. Uma de suas músicas mais conhecidas, O xote das meninas tem mais de uma centena de gravações diferentes, sem contar com regravações pelo mesmo intérprete. Depois de Luiz Gonzaga e Ivon Cury, os primeiros que a gravaram, O xote das Meninas foi gravadas pelos mais diversos artistas, com versões inusitadas como a de Os Patinhos, Gerson King Combo, ou o Coro de Câmara Villa-Lobos.

Outros clássicos cantados Brasil e mundo afora da autoria de Zé Dantas são: A volta da asa branca, Vem morena, Forró de Mané Vito, Paulo Afonso, Algodão, Noites brasileiras, A dança da moda, A letra I,  Acauã, Cintura fina, Riacho do navio, Farinnhada, Samarica Parteira.

Luiz Gonzaga conheceu Zé Dantas em 1947, no antigo Grande Hotel, no Cais de Santa Rita. Zé Dantas era médico obstetra, chegou a diretor do Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, paradoxalmente faleceu em consequência do rompimento do tendão de aquiles, na fazenda de Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira, região serrana fluminense.

"Para aliviar as dores, ele sofria também da coluna, Zé tomava cortisona, que mandava buscar nos Estados Unidos. Continuou tomando durante muito tempo, até três comprimidos por dia, aquilo comprometeu os rins. Ele sofreu o acidente num carnaval, e morreu no carnaval seguinte”. contava dona Yolanda Dantas, que criou os três filhos que teve com o compositor, ao mesmo tempo em que cuidava de preservar sua memória.

Zé Dantas participou do Programa na Rádio Nacional, junto com Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga e o apresentador Paulo Roberto, o programa No mundo do baião.

Luiz Gonzaga dizia que Zé Dantas era "tão autêntico que chegava a sentir cheiro de bode nele".
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário