GREGÓRIO FILÓ MENEZES, POETA DAS BANDAS DE SÃO JOSÉ DE EGITO

Tem verso que é bonito. Tem verso que é bem feito. Tem verso que é bem feito e bonito.Gregório Filomeno de Menezes é mestre nesta terceira opção. Autodidata, compenetrado,leitor voraz, perfeccionista; lapida seu tesouro poético com o respeito e a dedicação que todos os poemas merecem ter.

Quem conhece sabe que ele abomina hipocrisia; prefere usar a franqueza, mesmo que contrarie o interlocutor. Ferrenho defensor da verdade, inclusive nas várias histórias engraçadas e interessantes vividas pelo nossso povo, e que ele narra com precisão e riqueza de detalhes.

Gregório  nasceu no dia 13 de fevereiro de 1944, no sítio Cachoeira, municipio de São José do Egito, Pernambuco, abraçando desde cedo, com sua alma inspirada, firme em sua trajetória andarilha, a defesa incondicional da conduta ética no pensamento político. Gregório é filho de um agricultor digno e poeta, José Filomeno e de Teresa Maria de Jesus.

Gregório viveu a infância no meio rural, e já na adolescência ganhava a vida negociando carvão com seu irmão Zuca, no então próspero povoado do Feliciano, município de Sertânia, Pernambuco, no vale do Moxotó.

Gregório ganhou a estrada, exercendo as atividades de representante comercial e algumas funções como servidor público. Mas sem se afastar muito, para estar sempre de volta ao Pajeú, seu chão natal, sua fonte, seu roteiro eterno. Nessa terra, nasceram, também, seus filhos; alguns destes, com a natural capacidade de versejar, convivem cotidianamente com a poesia de outros autores e escrevem seus próprios versos. Tem plena afinidade com o tema.

Gregório não apenas escreve: além de poeta valoroso, sabe explicar didaticamente todo o fenômeno poético que caracteriza e engrandece as regiões do Pajeú, em Pernambuco e do Cariri, Paraíba; lançando teorias, explicando as origens, citando os grandes nomes do passado e do presente.

"Em Gregório Filó, a gente vê
Uma digna e honrosa trajetória:
Coerente, senhor de sua história,
Incisivo ao mostrar tudo em que crer.
Militante do velho MDB,
Integrado onde tem sabedoria
Bom de farra, eleição, democracia,
Professor de assunto do repente
E agora nos tranz como um presente
Seu legado de bela poesia"

*Fonte: Mauricio Menezes-poeta e escritor

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário