CARTA DE MÃE QUARENTONA PARA UMA FILHA DEBUDANTE

"Filha, hoje, você debuta e eu te deixo agora alguns conselhos que me daria, se pudesse, quando fiz quinze anos:
1- Não te iluda com maquiagens, roupas, regimes ou exercícios de musculação. Nenhum deles te fará quem és , mas o silêncios que guardas dentro de ti. Lembra, os lírios são belos em sua simplicidade de voarem sobre os campos.

2- Não te iluda com a proximidade de pessoas mais velhas. A experiência delas será usada para a tua manipulação e jamais para o teu crescimento. Prefira as pessoas da tua idade. O mais belo na revoada dos pássaros está em voarem alinhados e no mesmo ritmo.

3- Seja generosa mas nunca espere retorno. Saiba que a humanidade é egoísta e ingrata e a nobreza está em ajudá-la sabendo disso.

4- Namore mas jamais se banalize. Namorar é a alegria de ver nos olhos do outro o amanhecer. Nunca anoiteça por ninguém.

5- Cuide de seus avós. Não sabemos até quando teremos suas mãos em nossos ombros. Lembre, eles são o reflexo melhor de teus pais.

6- Não minta por nada. A claridade da alma está é ser como um lago límpido diante de si e dos olhos do outro. Tenha certeza, a mentira é um passo em direção à perda do caráter.

7- Estude. Podem te tirar a casa, os pais, os amigos e até mesmo a saúde. O que manterá tua sobrevivência e existência será o teu conhecimento. Seja amiga dele como és amiga de teu corpo agora, pois no futuro será este mesmo conhecimento que sustentará este corpo.
8- E ame, sobretudo, ame, minha filha. O amor é o que nos aproxima mais de Deus.

Neste dia em que fazem anos, tua mãe te olha, vendo-a aparecer nos teus gestos, palavras e temperamento. Olha e vê uma trajetória de erros e acertos. E apenas pede que tua felicidade seja uma resposta para teus bons gestos e que teus momentos de melancolia e tristeza sejam o trabalho de um artesão sobre um lindo mármore em formação. E saiba, és um lindo mármore.. Eu te amo, minha filha. Feliz aniversário, Clara Loureiro!

Fonte: Clara Loureiro é professora, doutora em literatura
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário