Gitana Pimentel: uma paraibana universal

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida". O verso é de Vinicius de Moraes e durante o Festival Internacional da Sanfona, a vida me fez encontrar a cantora Gitana Pimentel.

Gitana Pimentel é cantora e compositora. Uma conhecedora dos valores mais ricos da música mais brasileira que encontramos em Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Assisão, Os três do Nordeste.
Na conversa Gitana me trouxe as boas lembranças de Campina Grande, Paraíba e dos amigos mais caros, exemplo de dignidade na função de professor: Sebastião Andrade e Giseli Sampaio.

Natural de Patos, no Sertão paraibano, Gitana já concorreu ao prêmio Multishow, da Rede Globo, com a música 'Pra cima de mim', na categoria de melhor canção.

Gitana inquieta busca o conhecimento como forma de libertação. Comprometida com os valores mais humanos. Toca piano e violão. Canta também em espanhol e francês.

No ano de 2014 defendeu o trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social: Lapada na rachada: estigmas e sexismo no forró "eletrônico". 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

O trabalho mostra que o forró eletrônico é um estilo musical no qual a abordagem da sexualidade é recorrente. A produção atual do gênero no Brasil acentua as referências ao sexo e destaca a vulgarização feminina como forma de reafirmar a virilidade masculina.

O trabalho abordou o quanto a influência da mídia contribui na difusão dessa música entre determinada parcela da sociedade e como a Indústria Cultural possibilita que o gênero ganhe destaque ao banalizar o exercício da sexualidade das mulheres através da mídia.

Gitana Pimentel fez uma análise de conteúdo, buscando explicar e interpretar os múltiplos sentidos latentes nas letras das canções.

Por tudo isto é Gitana Pimentel uma cantora nascida na Paraíba e com uma visão universal.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário