Luiz Gonzaga, Humberto Cabral e o Crato, Ceará

A Expocrato, Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que acontece todos os anos no Parque de Exposições Felício Cavalcante, no Crato, Ceará, se estende até o dia 17 julho.

Eu vou pro Crato" é uma das músicas mais executadas do repertório de Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga tinha grande amizade pelo Crato. Quem atesta é o historiador e radialista Huberto Cabral, cratense  e um dos estudiosos que mais guardam a memória da região do Cariri. Segundo Cabral, Luiz Gonzaga, ao deixar sua terra natal e fugir para Fortaleza, passou pelo Crato, pegou um trem na estação com destino à Fortaleza, onde serviu no quartel do 23º BC.

Eloi Teles e Luiz Gonzaga-Expocrato
Quando menino, seu pai Januário vinha sempre que podia para o Crato onde comercializava seus produtos na feira, principalmente farinha. “O pai de Luiz Gonzaga estava sempre no Crato vendendo a farinha dele, fez amizades aqui e sempre que vinha trazia Luiz Gonzaga e seu irmão”, afirma. Foi nessa época, segundo o jornalista que Luiz Gonzaga certamente aprendeu a gostar do Crato.

Luiz Gonzaga participou de alguns momentos marcantes da História do Crato. Em 1946, por exemplo, ele retorna ao Crato para animar e tocar em leilões da festa de São Francisco. Maçon que era teve vários trabalhos filantrópicos desenvolvidos a favor do bem estar do povo.

Em 1951 Luiz Gonzaga esteve presente à inauguração da Rádio Araripe, primeira emissora de rádio do Interior do Ceará, junto com o pai, Januário, e o irmão, Zé Gonzaga.

Em 1953 Luiz Gonzaga participou da festa do centenário do Crato realizando show na Praça da Sé. Em 1974 recebeu o título de cidadão cratense outorgado pela Câmara Municipal em iniciativa do vereador Ivan Veloso.

Em 1987 na Expocrato o presidente da Comissão Gestora, Francisco Henrique Costa, promoveu grande show folclórico na história da exposição numa homenagem a quatro heróis do ciclo do Jumento.

"Pela primeira vez e única vez reuniram-se no palco Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Antonio Vieira e José Clementino que foram saudados pelo violeiro Pedro bandeira". revela Huberto Cabral.

Este ano um stand da Universidade Regional do Cariri (URCA), homenageia o Ano Internacional das Leguminosas, trabalhada pela Rede Global de Geoparks e Unesco, com o tema ‘Leguminosas no Contexto do Geopark Araripe’. 

Também está previsto o lançamento do cd da Banda de Pife Cabaçal Irmãos Aniceto.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário