Aldemar Paiva, um alagoano que fez história em Pernambuco

"Não quis saber do Rio de Janeiro, e preferiu ficar no Recife, de braços abertos para Pernambuco", escreveu Chico Anísio, na contracapa do disco Monólogos (1998), lançado pelo radialista escritor, compositor, humorista e poeta Aldemar Paiva, falecido na última terça-feira (4), aos 89 anos, 63 deles vividos em Pernambuco, onde marcou a história da TV, do rádio e da música popular do Estado.

Mesmo que tivesse sido apenas compositor, Paiva seria sempre lembrado por ter sido co-autor do primeiro frevo-canção gravado com selo Mocambo/Rozenblit. Quando o empresário José Rozenblit, em 1953, entendeu de criar uma indústria do disco em Pernambuco, uma das duas músicas do 78 rotações da futura gravadora, tinha numa das faces, Boneca, interpretada por Claudionor Germano, e assinada por Aldemar Paiva e o maestro José Menezes (falecido em novembro de 2013).

Com o maestro Nelson Ferreira Aldemar Paiva compôs o clássico Pernambuco Você é meu, gravado na Rozenblit, em 1956, por Raimundo Santos, que seria depois utilizada como a música do seu programa homônimo, que apresentou durante 25 anos, na extinta Rádio Clube de Pernambuco, depois na Rádio Jornal do Commercio, sempre como campeão de audiência no horário.

Um programa pioneiro em tocar frevo o ano inteiro, e não apenas no período carnavalesco. Sua trajetória no rádio pernambucano foi iniciada em 1951, quando veio para a Rádio Clube por indicação do publicitário José Renato, que o conhecia de Maceió, onde Paiva dirigia a Rádio Difusora de Alagoas. Aqui encontrou Chico Anysio, e surgiria aí uma amizade para toda a vida. Aqui participaram de um programa humorístico antológico, escrito por Aldemar, o Dona Pinoia e seus brotinhos, precursor das “escolinhas”, formato até hoje utilizado na TV brasileira, e que o próprio Chico Anysio admitiu (num documentário de Brenno Costa sobre Aldemar Paiva) ter sido a inspiração para a Escolinha do Professor Raimundo. Quando o cearense deixou a Rádio Clube e foi para o Rio, tentou convencer Aldemar Paiva a segui-lo, mas o alagoano preferiu continuar em Pernambuco.

Em entrevista ao Caderno C, no passado, relembrando os 60 anos do disco inaugural da Rozenblit, Aldemar Paiva contou como aconteceu sua mudança para Pernambuco: “Eu vim para o Recife por causa de Chico Anysio. Ele recebeu uma proposta muito boa para sair daqui, só que o contrato dele tinha uma multa que ele não podia pagar. Ele estava apaixonada por Nancy Wanderley, sua primeira mulher, e queria ir de todo jeito. Arnaldo Moreira Pinto, da Rádio Clube, disse que liberava se ele encontrasse alguém para ficar no lugar dele”.Isto aconteceu em 1951,três anos anos, o então aspirante do CPOR. foi convidado pelo governador de Alagoas, Silvestre Péricles, para assumir a direção da Rádio Difusora de Alagoas, que faria com que Maceió se livrasse do apelido de “Zona Muda do Brasil”, porque ser a única capital do país que não tinha uma emissora de rádio.

 Aldemar Paiva foi o que em seu tempo se chamava “homem dos sete instrumentos” (resumido no termo "multiartista"), um desses instrumentos foi o de ator de monólogos, longos textos que interpretava como poucos no país, alguns deles registrados em livros. Foi também ator, com participações no programa do amigo Chico Anysio (que criou um personagem batizado de Aldemar Vigário). Entre os muitos títulos que Aldemar Paiva recebeu o título de cidadão pernambucano, de certo modo desnecessário, já o havia adquirido como autor do hino Pernambuco você é meu.

Fonte: Rádio Jornal-Jornal do Commercio

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário