FESTIVAL UNUÉ (SONHAR) TERÁ JOÃO DO CRATO E CÁTIA DE FRANÇA NA PROGRAMAÇÃO

João do Crato, Cátia de França, Luedji Luna, Don L, Dextape, Zabumbeiros Cariris e Kaê Guajajara são alguns nomes confirmados para este encontro que busca sonhar um território ancestral no sul do Ceará: o Cariri. O “Festival Unaé – Sonhar o Cariri” é um momento para celebrar este espaço e suas múltiplas linguagens em diálogo com diferentes artistas brasileiros, entre os dias 26 e 29 de outubro, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Crato , equipamento gerido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Toda a programação é gratuita.

Em consonância com a política cultural do Governo do Estado do Ceará, o festival abraça as mais diversas facetas deste Cariri, que é ao mesmo tempo encantado e urbano, com uma potência cultural que passeia do cordel à dança e à performance, do repente ao slam, da zabumba à batida eletrônica e aos vídeo mappings. Um Cariri aberto a quem quiser chegar.

Na língua originária do povo Kariri, Unaé significa sonhar. “É poder deixar a imaginação te levar para uma outra dimensão. E nessa medida, a gente acredita que o Centro Cultural é um instrumento para você poder fazer isto: para alargar as fronteiras que você naturalmente encontra como limite do fazer, do criar, do conviver”, afirma a diretora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa.

O festival é um convite para sonhar o Cariri em diálogo com outras expressões do Nordeste e do Brasil. “Esta programação pretende difundir a diversidade do nosso território e promover esse encontro geracional, ancestral, tradicional e contemporâneo”, diz Américo Córdula, diretor geral do Festival Unaé.

Integrando a programação, a compositora paraibana Cátia de França traz o seu coco de roda mesclado ao rock psicodélico ao festival neste ano em que comemora 50 anos de carreira. A exposição “HãHãw: Arte indígena antirracista” ressoa as vozes de 21 artistas indígenas de diferentes etnias e contextos do Brasil, entre elas as caririenses Barbara Matias Kariri e Vivi Kariri.

Don L e Dextape levam, juntos, o rap ao palco. É uma das várias apresentações que permeiam o universo das oralidades presente no festival, que conta ainda com a Batalha do Cristo, Slam das Minas Kariri e Nego Gallo. As atividades seguem também com nomes já conhecidos da cena local, como João do Crato, Abidoral Jamacaru e Pachelly Jamacaru. Além disso, ainda conta com o espetáculo Poeira, do Grupo Ninho de Teatro.

TERRA ANCESTRAL-O Festival Unaé é um momento para celebrar e fruir toda a efervescência cultural de uma terra ancestral, que respira história, tradição e contemporaneidade no sul do Ceará. Com 29 municípios, localizado a 400 quilômetros da capital Fortaleza, a região do Cariri é uma terra fértil que reinventa a vida com narrativas populares que atravessam a memória, a fé, a cultura e a ciência.

O lugar, que atrai milhares de romeiros todos os anos para o Horto do Padre Cícero, é palco de um intenso e diverso caldeirão cultural. O Cariri também guarda a história do mundo nos fósseis e rochas de uma época em que aquele sertão já foi mar.

Na região, mestres de cultura e artistas da música, da literatura de cordel, da oralidade, da dança, do grafite, do teatro, do slam e de tantas outras linguagens constroem diariamente a identidade de um povo que olha para o passado enquanto sonha com o futuro. “Nós temos uma diversidade de gênero e de linguagens muito grande, que ainda não é percebida”, pontua Américo.

Toda essa efervescência cultural, ganhou um novo espaço em 2022 para a fruição artística: o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, um dos maiores centros culturais localizados fora de capitais do Brasil.

SERVIÇO Festival Unaé – Sonhar o Cariri

Entrada Gratuita

Data: 26 a 29 de Outubro

Local: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário