AREENSE SEVERINO RAMOS EXPÕE NA GALERIA DE ARTE BRASILEIRA EM SÃO PAULO

A Galeria de Arte Brasileira é uma das referências na América Latina. Neste lugar, localizado em São Paulo, o artista Severino Ramos nascido em Areia - Paraíba, possui uma Exposição permanente.

Severino Ramos é considerado um dos mais talentosos pintores em atividade no Brasil. Nasceu 1963, na mesma terra berço do pintor Pedro Américo. 

Desde tenra idade mostrou aptidão para o desenho e a pintura. É tanto que com apenas sete anos, já desenhava animais típicos da região; e, caricaturava seus moradores( o que nem sempre agradava).

Em 1978, foi morar na capital, João Pessoa; para facilitar os estudos. Em 1979, começa a trabalhar em atividade relacionada ao ramo das artes. Volta para a cidade natal e integra um grupo de artes cor os artistas: João Carlos, Delzo Ribeiro, Pedro Jardelino, José Geraldo Cardoso e outros, sob coordenação de Irmã Jacinta; no Colégio Santa Rita. 

No início dos anos 80, frequenta o Atelier Livre do Museu de Arte da FURNE, Campinas Grande. Aí conheceu o artista Alberto Lacet,  de quem herdou influência. Em 1986 foi aprovado no curso de Desenho Industrial, na UFPB, de Campina Grande. Deixa a faculdade, no início, para dedicar-se exclusivamente à pintura. Muda para São Paulo, um ano e meio depois. Conhece os artistas Costa Junior e Sérgio Longo. Ambos pintores e pesquisadores de arte. Nessa época trabalha com os artistas Ricardo Skulimovsk e Wilson Gonzaga. Em 1988, começa sua fase neoclássica. Com esse grupo expõe em vários espaços artísticos de São Paulo. 

Em 1990, recomeça a dar aulas de pintura; atividade já exercida em 1986, quando ainda vivia na Paraiba. Essa atividade é  executada até 2013, quando muda para o interior de São Paul. Retorna a ministração das aulas em 2017; já no interior paulista. É também ilustrador. 

Atualmente mora no interior de São Paulo, e segue nas atividades artísticas e culturais da pintura, desenho e ministrando aulas.

Severino Ramos também ilustrou livros da Editora Luzeiro, a sucessora da Prelúdio. Mestre da pena e das cores, com uma carreira consolidada, o artista iniciou aí sua parceria com o cordel brasileiro. São deles as ilustrações do miolo e da capa da história de Canudos e do miolo da Princesa Magalona.

Serviço: Galeria de Arte Brasileira, Alameda Lorena, 2163, São Paulo-SP


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário