Zé Laurentino, poeta de alma cheia! Tanto tempo que a gente não se vê

"Lembrei-me dele e senti saudades... Tanto tempo que a gente não se vê! Dei-me conta, com uma intensidade incomum, da coisa rara que é a amizade. E, no entanto, é a coisa mais alegre que a vida nos dá. A beleza da poesia, da música, da natureza, as delícias da boa comida e da bebida perdem o gosto e ficam meio tristes quando não temos um amigo com quem compartilhá-las".

A análise acima é do escritor psicanalista Rubem Alves...Então lembrei do meu amigo José Laurentino, lá de Campina Grande Paraiba. Zé Laurentino foi radialista da Rádio Borborema. Ali fez Rádio com qualidade.  Zé meu amigo de tantas conversas nos balcões das feiras e mercados públicos. Zé Laurentino  poeta com P maiúsculo. Poeta de alma cheia!

A experiência da leitura dos livros e cds de Zé Laurentino me levou a despertar para experiência enriquecedoras, cheias de vida, emotivas e solidárias. Zé no seu conteúdo social nos convida a olhar o mundo com os olhos do outro. A sermos mais empáticos. Menos frios. A enxergar a história do outro, mesmo que seja triste.

Conheci Zé Laurentino ainda nos curtos anos de minha vida. Estava com pouco mais de 18 anos. Com Zé aprendi a essência da amizade. Amigo é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar.

Hoje crescido, estou  a caminho dos meus meio século de vida resolvi falar. O poeta Zé Laurentino é um dos mais expressivos nomes da cultura brasileira. É importante que eu faça o reconhecimento público de seu valor.

Zé Laurentino é natural de Puxinanã, Paraíba,  mas está radicado há décadas em Campina Grande. Autor de vários livros, entre os quais “Sertão, humor e Poesia” (1990) e “Poemas, prosas e glosas” (1988), entre outros.  Membro da Academia de Letras de Campina Grande. Um dos mais belos livros do poeta é em parceria com  Edvaldo Perico: “Dois poetas, dois Cantares”.  No começo dos anos 2000, representou o Brasil em um congresso sobre latinidade em Santiago de Compostela, na Espanha.

O poeta Zé Laurentino lançou este ano o seu novo CD: “Balada de um poeta cego”. “Balada de um poeta cego” é o nono CD de Laurentino. Eita poeta! Quanta história bonita e humana, transformadora!

Por três anos, o poeta perdeu por completo a visão que foi reestabelecida parcialmente no ano passado. É desse período que vieram os poemas inéditos que compõem o disco. No período da cegueira, conta o Poeta, "quando vinha um poema novo eu chamava a minha filha para escrever”.

O CD é composto por 23 faixas. “Declamo, além destes poemas novos, alguns versos de cantadores cegos como Cesário Borges, Cego Aderaldo”, diz Zé Laurentino.
 

Há coisas que não podem ser ensinadas O valor por exemplo de uma amizade sincera e verdadeira...
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário