Denise Dummont, a filha única de Humberto Teixeira, O Homem que Engarrafava Nuvens

Exatos trinta anos após a morte do pai, o compositor Humberto Teixeira (1915-1979), a atriz Denise Dummont ("O Beijo da Mulher Aranha", "A Era do Rádio") lançou o filme, o documentário "O Homem que Engarrafava Nuvens", que ela produziu, Lírio Ferreira ("Baile Perfumado") dirigiu.

Assisti naquele mesmo ano o lançamento em São Paulo, isto tornou para mim o filme mais emocionante. Em 2015 outras emoções. Fui prestigiar as festividades dos 100 anos de Humberto Teixeira, lá em Iguatu, Ceará. Conheci ali Denise Dummont. Vi lágrimas e sorrisos da filha do Doutor do Baião.
 

A brasilidade de Humberto Teixeira está impressa em cada cena de "O Homem que Engarrafava Nuvens", que une o passado e o presente do baião e ilustra suas ligações com outros gêneros musicais. Mostra esse Brasil que está vivo.

No filme assistimos cenas raras como a cena do filme "Arroz Amargo"(1949), de Giuseppe de Santis, em que a atriz italiana Silvana Mangano canta "O Baião de Ana" em espanhol.

Na entrevista para o Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga, Denise, conta

que com a produção do filme incluiu um outro desafio, este de ordem pessoal. Foi a sua produção, afinal, que lhe permitiu superar definitivamente algumas mágoas do passado, marcado por uma relação difícil com o pai e o afastamento, imposto por ele, de sua mãe, a atriz Margot Bittencourt.

No filme, Denise tem uma conversa muito franca com a mãe - que morreu em 2007 - em que esclarece definitivamente questões sobre o difícil desquite entre os dois, depois do qual ela foi viver nos EUA com o novo marido, Luiz Jatobá. Advogado, Teixeira não permitiu à mãe levar a filha, que cresceu com ele no Brasil.

Humberto Teixeira assinou cerca de 500 canções, como as famosas "Asa Branca", "Baião", "Juazeiro" e "Assum Preto", Kalu...Humberto Teixeira, o doutor do baião", era advogado e foi criador de uma pioneira lei sobre direito autoral.


O nome O Homem que engarrafava Nuvens retrata o sentimento de Humberto Teixeira...amor pelo Nordeste, Iguatu, Brasil.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário