SE PRIVATIZAR A CHESF O LUZ PARA TODOS VAI ACABAR E O AUMENTO DA ENERGIA VAI LEVAR OS MAIS POBRES A USAR CANDEEIRO, DIZ PREFEITO

Do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), ao se posicionar contra a privatização da Chesf: “O Luz para Todos vai se acabar nos rincões do Nordeste e o aumento da energia vai levar os mais pobres a voltar a usar candeeiro, o que deixou de existir em nossa região”.

A revista Exame informou que uma eventual adoção de um modelo alternativo aos planos do governo para desestatizar a Eletrobras poderia prejudicar o processo porque teria resistência política. A informação foi dada por uma fonte familiarizada com a estratégia da estatal à Reuters.

O Ministério de Minas e Energia tem afirmado que pretende levar adiante uma capitalização da companhia por meio da emissão de novas ações, o que reduziria a fatia do governo na empresa a uma fatia minoritária.

Mas o Ministério da Economia do presidente Jair Bolsonaro, comandado por Paulo Guedes, um liberal entusiasta de privatizações, tem avaliado modelos alternativos, que eventualmente poderiam passar pela capitalização ou venda em separado de subsidiárias da estatal.

Em meio a essas interações, a cúpula da Eletrobras tem defendido o prosseguimento do projeto de capitalização, nascido ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer, com uma visão de que privatizar subsidiárias emblemáticas como Furnas e Chesf poderia ser uma tarefa “praticamente impossível” do ponto de vista político.

“Por subsidiárias é mais difícil, com certeza”, afirmou a fonte, que acompanha as conversas sobre a privatização e falou sob a condição de anonimato devido à sensibilidade do tema.

A Chesf, que atua principalmente no Nordeste, foi criada por decreto em 1945, no governo Getúlio Vargas, quase dez anos antes do surgimento da proposta que levaria ao nascimento da própria Eletrobras, criada formalmente apenas em 1961.

Furnas nasceu em 1957 e tem ativos concentrados no Sudeste e centro-sul. Furnas é justamente a empresa onde travaram os planos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) para a privatização em partes da Eletrobras nos anos 90, lembrou a fonte.

Na época, FHC conduzia um grande programa de desestatização no setor elétrico, mas a resistência política e corporativa travou o avanço do movimento dentro da Eletrobras — foram desestatizados apenas ativos de geração da Eletrosul, a chamada “Gerasul”, no final de 1998.

Já a oposição a uma privatização da Chesf poderia facilmente mobilizar a bancada do Nordeste no Congresso, apontou a fonte, lembrando que os nove Estados da região somam 27 votos no Senado, ou um terço do total.

As dúvidas sobre a viabilidade política da venda em separado de subsidiárias da Eletrobras ganham ainda mais importância porque Furnas e Chesf são as empresas mais lucrativas da estatal e as que administram seus mais valiosos ativos, com um enorme parque de hidrelétricas.

A Chesf é a maior geradora do Brasil, com mais de 10 gigawatts em capacidade instalada própria, além de fatias em empreendimentos com sócios, enquanto Furnas é a segunda na lista, com 9,44 gigawatts próprios, sem contar participações. Ambas ainda operam enormes sistemas de transmissão.
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FALTA VACINA CONTRA O SARAMPO NO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO GERALDO EM JUAZEIRO

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou a ser executada nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do Brasil. A campanha abrange dois novos grupos: as crianças que têm entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias e adultos com faixa etária entre 20 e 29 que não estão com a carteira de imunização em dia. 

A vacinação para as crianças vai desta segunda até o próximo dia 25. Já as vacinações para o segundo grupo devem ter início no dia 18 de novembro. Nos períodos de realização da campanha, a vacina será destinada exclusivamente ao público-alvo.

Apesar da campanha dizer que a vacinação atinge todos os postos de saúde do Brasil, em Juazeiro nesta segunda-feira, várias mães reclamaram da falta da vacina no Posto de Saúde do bairro São Geraldo.

O abastecimento da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, nos postos da rede pública é constante, no entanto, o Ministério da Saúde efetuou a compra um estoque de 60,2 milhões de doses a fim de abastecer os municípios. O Ministério pretende vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adulto

A campanha contará ainda com dois “Dias D” de mobilização. Para o grupo das crianças com idade inferior a cinco anos, o Dia D acontecerá no dia 19 de outubro. Para os jovens com idade entre 20 e 29 anos, a campanha culmina no dia 30 de novembro. 

Desde o início do ano, foram confirmados nove casos de sarampo na Bahia - oito são novos. Destes, são sete moradores da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, acometidos com a doença - na localidade já foi decretado um surto. Os demais episódios foram em Jacobina e Salvador - o caso na capital baiana foi importado da Espanha.

Ao todo, a Bahia teve 467 notificações da doença. Destas, já foram descartadas 254 suspeitas e 204 ainda estão em investigação. Das oito novas pessoas infectadas, seis não eram vacinadas e outras duas apresentavam esquema vacinal incompleto, segundo informou o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em nota.
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MEGA-SENA ACUMULA E PRÊMIO PARA O PRÓXIMO CONCURSO É DE R$ 25 MILHÕES

Ninguém acertou o prêmio principal da Mega-Sena e o prêmio estimado pela Caixa Econômica Federal para o próximo concurso é R$ 25 milhões.

As dezenas do concurso 2.195, sorteadas nesse sábado (6), a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, foram as seguintes:

14 - 24 - 32 - 38 - 46 - 53.
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SINDICALISTA FAZ DEFESA DO TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO: O GOLPE DE CLASSE E A CLASSE DO GOLPE

O golpe de Classe e a classe do golpe: das jornadas de junho de 2003 ao golpe midiático jurídico parlamentar de 2016. 

Este é o título da defesa do trabalho de conclusão de Curso do sindicalista Gilberto dos Santos Santana que acontece na próxima sexta-feira 14, na sala 11 do prédio do colegiado da Univasf Campus Juazeiro.

Gilberto dos Santos Santana é membro do Sindicato dos Eletricitários da Bahia.
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OUTUBRO ROSA: MONUMENTO EM EXU, PERNAMBUCO ADOTA O TOM DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Na terra de Barbara de Alencar, mulher revolucionária e do Rei do Baião Luiz Gonzaga, a cor rosa ilumina um dos monumentos no centro da cidade como parte das ações preventivas contra o câncer de mama.

A Prefeitura de Exu, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação da Saúde da Mulher realiza ao longo do mês de outubro, a Campanha de Prevenção contra o Câncer de Mama. 

Além do Monumento do Rei do Baião Luiz Gonzaga na cor rosa, a "Campanha Se Toca, Mulher" traz o exemplo vitorioso da primeira dama do município, Joanisa Belém, mulher jovem e guerreira, que chama a atenção de todas as mulheres e sociedade exuense para a conscientização do autocuidado, destacando que a prevenção é o melhor caminho para combater o câncer.

A coordenadora Priscilla Guimarães conta que a campanha é celebrada com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o Outubro Rosa é comum o compartilhamento de informações sobre essas doenças, promovendo a conscientização sobre a doença e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

"A cor rosa tem objetivo de chamar a atenção para a importância do exame preventivo para o câncer de mama. Os médicos indicam a realização da mamografia em mulheres a partir dos 40 anos, com repetição anual", explica Priscilla Guimarães.

Mundialmente, o mês de outubro é dedicado aos cuidados femininos para prevenção de uma das doenças que mais matam mulheres. Há quase três décadas, a ação Outubro Rosa alerta a elas para a importância de conhecimento do próprio corpo. Além do autoexame, em que as mulheres tocam as mamas com as pontas dos dedos para identificar se há algum nódulo, a campanha alerta para a importância de se fazer a mamografia, a forma mais eficiente de identificar a doença na fase inicial.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 diante da necessidade de promover ações educativas. Com um simples autoexame e a realização da mamografia é possível detectar o câncer de mama precocemente e evitar mortes.

*Fonte Blog Ney Vital (Jornalista)
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SÃO PAULO: EXPOSIÇÃO LUIZ GONZAGA, NA ETERNIDADE DOS 30 DIVULGA VIDA E OBRA DO REI DO BAIÃO

Em agosto de 1989, o cantor e compositor pernambucano morria aos 76 anos, deixando um imenso legado artístico e cultural. A exposição Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!  homenageia a data, ao mesmo tempo que, celebra e divulga a história deste patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Em 2019, também se comemoram os 70 anos do lançamento da gravação do primeiro forró que se tem notícia, o “forró de Mané Vitor”, de autoria de Gonzaga e do parceiro Zé Dantas, outro marco histórico que reforça a relevância da exposição.

A partir do próximo dia 9 de outubro será possível visitar Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30! no Centro Cultural Santo Amaro. A mostra está construída em cima de itens da obra do Rei do Baião, nunca expostos anteriormente. Um dos discos, de tão original, por um erro da gravadora Capitol, saiu sem o nome dos autores. É um exemplar único!

São partituras de época, discos, livros, revistas e fotos pertencentes ao acervo do Instituto Memória Brasil. “Até hoje, nenhum artista da música popular conseguiu fazer o que Gonzaga fez: cantar a vida de um povo, de todas as suas formas. Gonzaga tinha a certeza de que ajudava o homem da terra, do campo, cantando suas alegrias e tristezas nas canções que compunha”, analisa o pesquisador de cultura popular e curador da mostra, jornalista Assis Ângelo.

Sob direção geral da jornalista Sylvia Jardim e cenografia de Celso Rorato, a exposição é um passeio pelos temas mais cantados pelo artista: a terra, a fauna e a natureza, a família, a saudade e o amor, as crenças religiosas. O centro do espaço será ocupado por uma grande instalação, uma alusão ao Juazeiro e a força do povo sertanejo. Por toda mostra, poderão apreciadas diversas curiosidades, como jingles comerciais e políticos gravados por Gonzaga e gravações de grandes sucessos em outros idiomas, como a música Paraíba, cantada em japonês.

A Exposição tem patrocínio das empresas Expresso Taubaté e Kaizen Logística, ambas pertencentes ao setor de carga e transporte no interior paulista e foi viabilizada através de lei de incentivo fiscal, via Proac ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A realização é da produtora Casa de Conteúdo.

Luiz Gonzaga gravou 675 músicas em discos de 78 RPM, compactos simples e duplos de 33 RPM e de 45 RPM e dezenas de LPs de 10 e de 12 polegadas espalhadas também em inúmeras coletâneas levadas à praça nos formatos de LPs e CDs e em trilhas de filmes e documentários. Ao se instalar no Rio de Janeiro no final dos anos 30, para expandir sua obra, o artista pernambucano teve o cuidado de fazer um planejamento antes de confiar ao grupo cearense Quatro Ases e um Coringa o novo gênero musical que criou junto com Humberto Teixeira: o baião.

Primeiro trocou a vestimenta social e os ternos e gravatas e se vestiu dos pés à cabeça de couro, aos modos dos vaqueiros. Em seguida, com linguajar característico e sem rodeios, cantou os personagens da sua paisagem familiar, rasteira e cheia de cactos. Luiz Gonzaga é até hoje o maior representante da música nordestina e o artista da música popular mais biografado na história do Brasil. Em 2012, o filme Gonzaga – de Pai para Filho, mostrou a força deste ídolo popular levando aos cinemas mais de 2 milhões de pessoas.

 O Rei do Baião, um pernambucano de Exu, foi o artista que melhor representou a região onde nasceu e que tem o maior número de estados do País. “ A obra construída por Luiz Gonzaga retrata com fidelidade o sertão nordestino e o próprio Nordeste, nas suas diversas facetas”, ressaltam os organizadores da exposição.

Fonte: Assis Angelo Jornalista
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EMBAIXADA FLA-JUAZEIRO REALIZA A CAMPANHA CRIANÇA FELIZ ENTRE OS DIAS 02 E 12 DE OUTUBRO

A Embaixada FLA-Juazeiro, em parceria com o Clube de Regatas do Flamengo, realizará entre os dias 02 e 12 de Outubro a Campanha 'Criança Feliz', em comemoração ao Dia das Crianças. A ação ocorrerá simultaneamente nas Embaixadas e Consulados da Nação Rubro-Negra espalhados pelo Brasil e por diversos países. 

"Um dos pilares do projeto das Embaixadas e Consulados é a responsabilidade social. E as nossas 355 representações oficiais no país e no mundo têm realizado importantes ações de solidariedade junto a quem precisa de apoio e atenção. Além de exaltarem as cores do Clube e reunirem nossos apaixonados torcedores, os embaixadores e cônsules têm prestado relevantes contribuições sociais e isso é um grande orgulho para o Flamengo", ressaltou o vice-presidente de Embaixadas e Consulados, Maurício Gomes de Matos.

Em Juazeiro, a ação solidária acontecerá entre os dias 2 e 12 de Outubro e beneficiará as crianças do Educandário Flores do Amanhecer, que funciona no bairro Argemiro e é mantido pelo Complexo Luz. 

"O dia D da campanha será no próximo dia 2, quando iremos receber as doações dos nossos associados e demais flamenguistas que irão assistir em nossa sede o jogo do Flamengo pela semifinal da Libertadores. A arrecadação acontecerá até o dia 11 e a entrega dos brinquedos às crianças será no dia 12, quando também iremos desenvolver atividades recreativas", explicou o embaixador da Fla Juazeiro, Luiz Hélio Alves.

Diplomada em 2008, a Embaixada FLA-Juazeiro tem sede em anexo exclusivo no Check-in Bar e Petiscaria, localizado na Rua José Petitinga, próximo ao Grande Hotel. Os associados e demais rubro-negros vão contar com uma super estrutura para a transmissão do confronto do Flamengo contra o Grêmio, na quarta-feira (2). 

"Temos uma parceria de sucesso com a Fla Juazeiro e tanto para a campanha quanto para estes jogos decisivos do Flamengo vamos surpreender os rubro-negros com um super telão e promoções especiais. E além do anexo que sempre já é reservado à embaixada, ainda vamos disponibilizar mais 80% do salão principal para um maior conforto e comodidade da torcida. Por isso, convidamos os flamenguistas para participarem desse grande momento esportivo e solidário", disse Filipe Coutinho,  proprietário do Check-in.

Ascom/EFJ
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