XICO NÓBREGA NO REINO DE GONZAGÃO: A MÚSICA E O MUNDO DO NORDESTE

Acompanhei atentamente a trajetória de preparação, concepção e agora lançamento da obra O Reino do Baião, personagens, obras e o Nordeste, do jornalista cultural Xico Nóbrega, com orgulho, meu irmão, e hoje colaborador da Procult. Uma parceria da EDUEPB com RG Editora, sob o patrocínio do selo UNIMED Cultural, a obra é concebida com um rigor meticuloso de um pesquisador-autoridade, conhecedor irretocável, criterioso e cuidadoso, qualidade rara no mundo das letras quando o assunto é cultura musical, especificamente sobre o Rei do Baião, o imortal Luiz Gonzaga. 

Esta obra reúne dezenas de artigos temáticos sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião: a sua longa carreira artística, o solista de sanfona (Quem não vibra e se mexe com Remelexo?), as músicas em homenagem aos seus familiares, os seus maiores compositores e e seguidores, as curiosas histórias da Asa Branca, do Baião Paraíba, e da Triste Partida, a sua relação com a Jovem Guarda, e a presença de sete estados do Nordeste, nos seus baiões.  

A obra se abre ao leitor com um valioso levantamento biobibliográfico do Rei do Baião. Pela didática explanatória habilidosa, bem como a profundidade e veracidade das informações, este levantamento inicial é pertinentemente adequado, inclusive para a avassaladora maioria dos jovens leitores brasileiros que conhecem muito pouco sobre a vida e obra do grande Lula, matriz e ícone da MPB.

Destacam-se alguns capítulos especiais e imortais: O solista da sanfona; Humberto Teixeira, compositor fundamental; Zé Dantas, o compositor genial; Paraíba, um jingle político; Zé Clementino e a Jovem Guarda; Luiz e Jackson: androgenia e transexualidade; e Paraíba, um abraço pra ti pequenina. Estes, dentre outros artigos, tornam a obra de Xico Nóbrega tão importante, pelo valor didático e acadêmico, sobretudo aos leitores sedentos em descobrir e/ou valorar a obra desse gigante da MPB de base nordestina.   

Com uma escrita simples, não menos profunda e bastante acessível, Xico Nóbrega, para além de se mostrar como um acurado pesquisador, também esclarece pontos obscuros da história musical e com efeito pessoal do Rei do Baião. Assim, o cuidado deste pesquisador em referendar nas citações as fontes ligadas à discografia (datas, locais e gravadoras) tornam O Reino do Baião, personagens, obras e o Nordeste uma obra de cabeceira para qualquer brasileiro, em especial nordestino, que deseje conhecer o grande filão poético-musical que se esconde por trás da vasta produção de Luiz Gonzaga. Neste sentido, com seu lançamento marcado para dia 24/10, a partir das 19h, no Museu dos 3 Pandeiros, ratifico seu valor e convoco a todos para  prestigiar esse grande momento.

(Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega. Docente da FALLA/UEPB. Permanente do PPGLI ( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade) e do PPGFP (Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores). Líder do Grupeo (Grupo de Pesquisa de Estudos da Oralidade).  

Nenhum comentário

Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário