CAETANO VELOSO, LUIZ CALDAS E TARGINO GONDIM SÃO INDICADOS AO PRÊMIO GRAMMY LATINO DE MÚSICA

O anúncio dos indicados ao Grammy Latino aconteceu nesta terça-feira (20) e diversos artistas baianos estão entre os indicados. Ao todo, a premiação conta com 53 categorias e o anúncio dos vencedores acontece em 17 de novembro.

Caetano Veloso foi indicado em duas categorias: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Canção em Língua Portuguesa.Baco Exu do Blues concorre na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa os indicados Mateus Aleluia, Luiz Caldas e Targino Gondim (com Nilton Freittas, Roberto Malvezzi), com o album BELO CHICO concorrem ao prêmio.

BELO CHICO: Os músicos e compositores Nilton Freittas, Targino Gondim e Roberto Malvezzi (Gogo), lançaram este ano o projeto "O Belo Chico – Convivência com o Rio São Francisco através da música". A produção teve como objetivo chamar a atenção para luta em defesa do Velho Chico e, através das canções, animar o povo, estimular a construção de reflexões sobre o rio e a consciência política e socio-mbiental.  

O projeto Belo Chico consiste num álbum com canções que que falam da situação do São Francisco, seu povo, suas comunidades, potencialidades, perigos e esperanças. O CD é composto por 13 músicas, sendo algumas inéditas dos autores de Belo Chico, e outras já consagradas e conhecidas, de autoria própria ou de terceiros, selecionadas pelo conteúdo das letras e pela melodia.

O CD é de cunho educativo e está sendo utilizado em atividades lúdicas, místicas, dinâmicas, entretenimento e ações diversas que envolvem a interatividade de pessoas envolvidas no processo de construção de saberes, no desenvolvimento de políticas públicas de Convivência com o Semiárido e de defesa, proteção e revitalização da bacia do rio São Francisco.

Pela sua essência e finalidade o Belo Chico foi incorporado a um projeto executado pelo Irpaa, entidade que trabalha com a defesa da Convivência com o Semiárido, que consiste em  um conjunto de técnicas, métodos e hábitos de vida compatíveis com as condições climáticas do lugar, tendo como princípios o acesso à terra, compreensão sobre o clima, acesso à água, educação contextualizada, direito à comunicação, produção de alimentos e criação de animais apropriados, empoderamento político, preservação e recuperação da biodiversidade, acesso ao saneamento, em vista ao Bem Viver no Semiárido. 

Fruto da construção coletiva de saberes e do amor pelo rio São Francisco, o Belo Chico provocou um olhar para a cena artística nacional elementos da riqueza cultural dos povos que ocupam suas margens. A produção é da Toca Pra Nós Dois , realização do Irpaa e a Articulação Popular São Francisco Vivo, com apoio do Ministério de Cooperação Alemã por intermediação da Cáritas Alemã. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário